A baiana Pitty é mais um nome confirmado no show que vai homenagear os 40 anos de carreira de Alceu Valença e que abrirá o Carnaval Multicultural do Recife, na sexta, 17 de fevereiro. Com direção musical de Pupillo, da Nação Zumbi, Pitty se apresentará ao lado de Ney Matogrosso, Criolo, Lenine, Otto, Lirinha e Karina Buhr, cantando sucessos do homenageado no palco do Marco Zero – pólo principal da folia. Antes deles, o músico Naná Vasconcelos vai comandar um grande encontro de maracatus, com a participação da cantora africana Angelique Kidjo e do grupo performático Stomp.
Ao longo dos quatro dias de Carnaval, passarão pelos 17 pólos espalhados pela capital pernambucana nomes como Lulu Santos, Beth Carvalho, Gaby Amarantos, Roberta Sá, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Junio Barreto, Zé Ricardo, Almir Rouche, Lia de Itamaracá, André Rio, Academia da Berlinda, Reginaldo Rossi, Elba Ramalho, Marcelo Jeneci, Quinteto Violado, Mombojó, Ortinho, China e Silvério Pessoa.
Vários encontros especiais estão previstos, como o da banda Eddie – criadora de Quando a Maré Encher, famosa com Cássia Eller – com o cantor Nasi, no Marco Zero. Já Gaby Amarantos, que canta na segunda (no Pátio de São Pedro) e na terça (em Brasília Teimosa), terá como convidada especial a atriz Hermila Guedes, estrela do premiado filme O Céu de Suely, que cantará com ela Pimenta com Sal, destaque do primeiro CD solo da paraense. Lia Sophia, nova revelação da cena paraense, também cantará com Gaby.
Nos últimos anos, o Carnaval do Recife ganhou destaque por promover shows gratuitos durante os quatro dias de festa. Por lá, já passaram Caetano Veloso, Maria Bethânia (num show só de maracatus), Gal Costa (cantando apenas frevos, com a orquestra do Maestro Spok), Vanessa da Mata, Maria Rita, Preta Gil, Marina Lima, Maria Gadu e muitos outros artistas.