Em exposição no Santa Marta, ensaio ‘SER infância’ mostra artistas brincando com crianças da colônia de férias da comunidade

Posted by Chris Fuscaldo Category: Dia a Dia

Muito gringo não sabe, mas a maioria dos moradores das favelas do Rio não gostam de ser fotografados como meros personagens de cartões postais. Quando são seus filhos que estão em foco, então, a resistência é maior ainda. Foi por isso que Tatynne Lauria levou dois anos para conquistar a confiança dos frequentadores, diretores e coordenadores da ECO, colônia de férias que funciona no Santa Marta há 33 anos e promove durante janeiro, período de férias escolares, atividades para cerca de 300 crianças. A coordenadora de produção da novela Fina Estampa, da TV Globo, e fotógrafa foi se chegando e conquistando respeito. Para provar que seu grande interesse era divulgar esse trabalho que move a comunidade desde o ano em que ela nasceu, Tatynne Lauria levou convidados ilustríssimos para brincarem também e posarem para sua lente junto a toda a turma. Pedro Bial, Milton Gonçalves, Leandro Sapucahy, Marcelo Faustini, Luana Piovanni e Dudu Azevedo foram alguns que subiram o morro e se divertiram durante o ensaio “SER infância”, que está em exposição pelas ruas do Santa Marta. A mostra começa ainda na Rua Marechal Francisco de Moura e vai até a sede da ECO. É só seguir as pegadas amarelas pintadas rente ao meio-fio, do lado direito da rua.

Sobre a ECO:

Há 33 anos desenvolvendo atividades culturais, sociais e educacionais na comunidade do Santa Marta, em Botafogo-RJ, o Grupo Eco é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural , que tem como filosofia promover e apoiar na Favela Santa Marta e, eventualmente, fora dela, atividades e iniciativas que visem o desenvolvimento humano integral das pessoas e da comunidade, com atenção especial às crianças, adolescentes e jovens, em busca da afirmação da dignidade da pessoa humana; do pleno exercício da cidadania.

Uma das principais atividades do grupo, que hoje conta com aproximadamente cem associados é a colônia de férias cultural ECO, que realizará sua 33° edição em 2012, sempre realizada no mês de janeiro, dos dias 08 a 22, quando o período escolar está em recesso. O projeto conta com a participação de 320 crianças e adolescentes, que ficam 15 dias sob a responsabilidade dos integrantes do Eco, em atividades dentro e fora da comunidade em Botafogo. Esse ano , com o objetivo de arrecadar doadores culturais, parceiros, apoiadores, o grupo lançou a campanha “Jogo da vida – todos fazem parte” para mobilizar ações de integração cultural e urbana com a cidade.

Sobre a exposição:

Com o objetivo de dar maior visibilidade à campanha e afirmar a seriedade e a responsabilidade de todos com o projeto, a fotografa e produtora Tatynne Lauria, desenvolveu junto a integrantes do grupo a II parte da campanha: “Jogo da vida – parte II, a brincadeira da minha infância.”

A intenção, foi criar um ensaio fotográfico que não fosse apenas o vestir a camisa e doar a imagem, e sim convidar pessoas de diversos seguimentos a se disponibilizarem para voltarem a SER criança. A terem uma releitura de suas infâncias e traçarem um panorama sobre a responsabilidade e importância do “SER” infância, que resultou nesse projeto.

Fotos: Tatynne Lauria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>