Airto Moreira, Edu Lobo, Clube do Balanço e muito mais no Copa Fest, neste fim de semana

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

O Copacabana Palace abre mais uma vez suas portas para as artes. Na quarta edição do Copa Fest, a se realizar entre quinta e sábado (20 a 22/10), Airto Moreira, Edu Lobo, Arthur Verocai, Lincoln Olivetti, Clube do Balanço, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta levam ao hotel mais chique do Brasil o que de melhor tem a música instrumental brasileira. Além de shows desses grandes nomes, o festival oferece ainda a discotecagem do coletivo Vinil É Arte.

Dançante também será a noite de sexta-feira, que terá no palco o Clube do Balanço, comandado por Ed Lincoln, a partir das 21h, e, na segunda sessão, às 23h, o show da banda liderada por Lincoln Olivetti. Hoje, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta convidam Edu Lobo a partir das 21h30. E, no sábado, Arthur Verocai sobe no palco às 21h e Airto Moreira dá início a seu show às 23h.

Todos os dias do festival, a partir das 20h, frequentadores do Lounge Copa Fest poderão desfrutar do som de alguns dos 5 mil LPs dos DJs Tuta e Pedro, do Vinil é Arte. O coletivo é especializado em pesquisa com discos antigos de artistas nacionais e internacionais, do samba ao jazz.

Abaixo, informações sobre as atrações divulgadas pela assessoria de imprensa:

QUINTA (20/10), às 21h30: MAURO SENISE E GILSON PERANZZETTA CONVIDAM EDU LOBO

Em 2006, Mauro Senise quis apurar as possibilidades instrumentais infinitas da obra de Edu Lobo. O primeiro passo foi levar a ideia a Edu – que não só a recebeu com entusiasmo como se propôs a colaborar com temas inéditos. O segundo passo foi convocar outro grande músico, arranjador, compositor, pianista, parceiro antigo, como ele íntimo da música brasileira e do jazz e com igual sensibilidade para descobrir novos caminhos musicais: Gilson Peranzzetta. O resultado é uma requintada homenagem a Edu Lobo no elogiado “Casa Forte – A música de Edu Lobo”, de 2006. Senise e Peranzzetta se apresentam com Zeca Assumpção (contrabaixo), Rafael Barata (bateria) e o Quarteto dos Sonhos, que é formado por Bernardo Bessler (violino), José Alves (violino), Christine Springuel (viola) e Yura Ranesky (violoncelo). Edu Lobo vai fazer uma participação especial no CopaFest, que terá em seu palco, pela primeira vez, o uso da voz como instrumento.

SEXTA (21/10), às 21h: CLUBE DO BALANÇO

Fundado em 1999, o Clube do Balanço é a combinação nada aleatória de nove músicos que têm em comum a paixão pelo samba rock. Inicialmente, eles se uniram com o propósito de fazer um baile nos moldes daqueles clássicos da periferia de São Paulo nos anos 70, mas o sucesso foi tremendo e eles montaram uma senhora banda para tocar tudo ao vivo. Liderado por Marco Mattoli na guitarra, o som dessa rapaziada traz o samba na base, um toque de jazz, outro de soul, aquele plus de boogie woogie mais funk setentista e, naturalmente, muito samba rock. O Clube do Balanço é completado por Marcelo Maita (teclados), Gringo Pirrongeli (baixo), Reginaldo Gomes (trompete), Edu Salmaso (bateria) e Fred Prince (percussão), além de Mattoli. O público do CopaFest terá a oportunidade de vibrar e dançar com a reinvenção desses bailes – E EM VERSÃO INSTRUMENTAL ESPECIALMENTE CRIADA PARA O COPAFEST!

SEXTA (21/10), às 23h: LINCOLN OLIVETTI

Ainda na noite de sábado, outro instrumentista que colocava todo mundo para dançar nos clubes do subúrbio do Rio: o tecladista Lincoln Olivetti, que será acompanhado por uma super banda com direito a teclados de Donatinho e guitarra de Davi Moraes. Olivetti prestará uma homenagem a Ed Lincoln, que esse ano completa 60 anos de carreira e, em maio de 2012, oito décadas de vida. Aos 13 anos, Olivetti já animava os bailes com o seu próprio conjunto, garantindo, desde já, vivência e conhecimento dos mais variados gêneros musicais. Iniciou os cursos de música e engenharia eletrônica na universidade e, apesar de abandoná-los no meio, baseou seu trabalho no uso da eletrônica na música, tornando-se um dos pioneiros no país. Nos anos 80, se destacou como produtor e arranjador, criando uma embalagem pop para discos de estrelas como Gilberto Gil, Tim Maia, Rita Lee, Caetano Veloso e Zizi Possi. Ficou conhecido como “feiticeiro dos estúdios” e “mago do pop”.

SÁBADO (22/10), às 21h: ARTHUR VEROCAI

Vamos apresentar pela primeira vez no Rio de Janeiro o concerto “Timeless”, do incensado Arthur Verocai. Dono de uma carreira consistente como compositor e arranjador, Verocai foi gravado por intérpretes como Elis Regina, Ivan Lins, MPB-4 e Leny Andrade. Sua verve de arranjador está presente em discos de Marcos Valle, Gal Costa, Elizeth Cardoso e Nelson Gonçalves. Seu primeiro álbum solo, “Arthur Verocai”, de 1972, foi incompreendido na época de seu lançamento e só conquistou a honra devida recentemente, quando Verocai foi redescoberto no exterior por DJs e rappers e, em seguida, pela imprensa e pelo público. Ainda colhe os louros por ter dirigido, em 2009, esse concerto em Los Angeles para uma plateia em êxtase. Ele esteve à frente de uma orquestra de 30 músicos, incluindo Airto Moreira e sua filha Diana Booker. Essa noite gloriosa foi registrada no filme “Timeless”. É muita honra colocar Arthur Verocai na galeria dos grandes nomes do CopaFest!

SÁBADO (22/10), às 23h: AIRTO MOREIRA

Poucos músicos brasileiros tocaram com alguns dos maiores nomes da música mundial no último século. Airto Moreira é um deles. Baterista, percussionista e compositor, Airto integrou o legendário Quarteto Novo, considerado fundador da moderna música instrumental brasileira, e integrou as bandas de Miles Davis, Keith Jarret, Chick Corea, Wayne Shorter, Hermeto Pascoal, Stanley Clark, Egberto Gismonti, Ron Carter, Herbie Hancock, Santanna, Cannonball Adderley, Eumir Deodato e Milton Nascimento. Foi Airto quem elevou a percussão brasileira a um novo patamar na história do jazz e da música norte-americana. Ao lado da mulher, a cantora Flora Purim, ele abriu portas para outros músicos e expandiu os limites da sonoridade brasileira no exterior. Virá acompanhado pela Eyedentity, coletivo do qual faz parte sua filha com Flora, Diana Booker. Curitibano radicado em Los Angeles, Airto Moreira vai festejar seus 70 anos no CopaFest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>