Sobrado 112 comemora com show no Rio o lançamento de seu CD em formato digital

Posted by Chris Fuscaldo Category: Entrevistas

O Sobrado112 sobe ao palco do Teatro Oi Futuro Ipanema nesta terça (29/03) para o show de lançamento do CD “Sobrado 112 no País da Skapolca”. Lançado em formato digital pelo selo Oi Musica, o álbum é fruto da vitória no festival “Bota pra fazer Música”, realizado em 2009 na cidade do Rio de Janeiro, uma iniciativa do selo Oi música em parceria com o grupo Matriz. O álbum mostra o lado B do Sobrado, por se tratar de um disco instrumental em que rock’n’roll e o reggae dub se associam à habitual batida “skapolca” do grupo carioca formado por Vitinho Gottardi na guitarra, Leandro Joaquim no trompete e efeitos, Pedro Dantas no baixo, Cláudio Fantinato na percussão, e Mauricio Calmon na bateria e teclado.

Leia entrevista com Cláudio Fantinato:

GarotaFM: Primeiro de tudo fale como vai ser o show no Rio. Alguma surpresa, música nova ou participação?

Cláudio Fantinato: Preparamos um show diferente do que estamos acostumados a fazer. Como o “Sobrado112 no País da Skapolca” é um disco instrumental, pensamos em fazer uma apresentação privilegiando esse tipo de música. Especialmente para esse show convidamos o mestre do dub, e co-produtor do disco, Buguinha Dub. Ele promete “adubar” o show assim como fez no disco. Lembrando que ao vivo é outra história. Além do repertório do disco novo mostraremos algumas músicas novas, e inéditas em shows, e não podemos deixar de tocar algumas de nossas canções já conhecidas do público. Contaremos também com a vídeo-arte do Vj Montano projetando suas idéias.

GarotaFM: Como foi o processo de gravação do disco?

Cláudio Fantinato: O disco foi gravado ao vivo num único dia no Estúdio YB em São Paulo em julho de 2009. As músicas foram surgindo nas jam´s que fazíamos antes e depois dos nosso ensaios “oficiais”; antes de seguirmos a ordem do dia, sempre esquentávamos tocando grooves, que foram evoluindo e acabaram virando o disco. Tínhamos somente um dia para gravar tudo, então chegamos em São Paulo com tudo muito bem ensaiado. Passamos por um longo período de pré-produção lapidando as músicas para ter a certeza de fazer o melhor. No dia anterior à gravação montamos toda nossa tralha no estúdio, checamos o som e fomos dormir ansiosos, ou melhor, tentamos dormir. Na manhã seguinte chegamos bem cedo no YB e saímos quase de madrugada. Nesse período tocamos três ou quatro vezes cada música, não me lembro ao certo, daí escolhemos as melhores. Foi uma manhã rápida, aclimatando e conhecendo o espaço; uma tarde divertida, já em casa e mais soltos, e uma noite longa onde nos divertimos mais ainda. Nosso combinado inicial com o Buguinha era que gravaríamos 5 músicas mas ao final da sessão de gravação começamos a executar uma groove que acabou sendo gravada e entrou no disco em duas versões, a original e uma remix do próprio Buguinha que é a música Dub.

GarotaFM: Onde o disco está disponível agora para compra?

Cláudio Fantinato: O disco ainda não está disponível para venda. Em breve estará no portal Oi Música (www.oimusica.oi.com.br).

GarotaFM: Depois de vencer o festival, mudou alguma coisa na banda?

Cláudio Fantinato: Mudou muita coisa. Depois do festival o Bruno Vieira (Oi Novo Som/Oi Música) nos procurou com a intensão de gravar nossas músicas. Nessa época o selo Oi Música estava nascendo e nosso som foi de encontro com a proposta deles, música nova e alegria. Ficamos muito felizes pois estávamos em processo de criação de novas músicas objetivando a gravação do nosso segundo disco, que em princípio seria mais um independente, como foi nosso primeiro disco, “Desmanche”/2007. A parceria com a Oi Música ampliou nosso horizonte musical: gravamos do nosso segundo disco,”Isso Nunca me Aconteceu Hoje”/2009, com a produção do Bid; tivémos e temos nossas músicas executadas na rede Oi Fm e nos meios digitais (www.oinovosom.com.br www.oimusica.oi.com.br); vendemos mais de 250 mil músicas e ringtones (o foco da Oi Música é na mídia digital comercializando músicas avulsas e/ou o disco inteiro e ringtones para celular). Desse jeito conseguimos uma projeção nacional que jamais imaginaríamos para uma banda até então independente e desconhecida do cenário.

GarotaFM: Resuma a história da banda.

Cláudio Fantinato: O Sobrado 112, nasceu  na rua Benjamin Constant, 112 / sobrado no bairro da Glória. Nesse endereço moravam Cláudio Fantinato, Victor Gottardi e Leandro Joaquim. O casarão fervilhava de sons e instrumentos e era frequentado diariamente por muitos músicos e outros artistas. Das várias jams, que sempre rolavam na laje ou nas salas da casa, os três amigos sentiram a necessidade de registrar a intensa produção musical que surgia. Os primeiros registros dessa parceria foram vídeos feitos caseiramente num câmera digital e postados na internet. Trompete, violão e percussão foi assim que tudo começou a ser construído. A coisa evolui e o “Desmanche”, primeiro disco independente da banda, foi gravado ao longo de 2007. Como não havia banda propriamente dita o Leandro e o Victor, que produziram o disco, pensavam música por música, quem poderia ser convidado para gravá-las. Desse jeito o “Desmanche” teve a participação de vários músicos como Renato Massa, Aldir Blanc, Lucas Santtana, José Isquierdo, Bidu Cordeiro, entre vários outros. Em meados de 2008, Pedro Dantas, Miguel Martins e Maurício Calmon se juntaram aos três e daí pra frente a banda estava formada e a afinidade foi tamanha que dois discos surgiram em menos de 6 meses. O primeiro foi o “Sobrado112 no País da Skapolca”, que será lançado essa semana, 29/03, e o segundo disco gravado foi o “Isso Nunca me Aconteceu Hoje”, que foi nosso segundo disco lançado, é confuso assim mesmo. Atualmente e a banda é composta por Victor Gottardi, guitarra e voz, Leandro Joaquim, trompete, efeitos e voz, Cláudio Fantinato, percussão, bateria e efeitos, Pedro Dantas, baixo e voz e Maurício Calmon, bateria e teclado.

GarotaFM: O que é e de onde surgiu o skapolca?

Cláudio Fantinato: O Sobrado 112 sempre teve muitas influencias …o reggae , dub, ska, ritimos caribenhos, o funk americano dos anos 70, o afrobeat, o jazz…era o que rolava no casarão. Como o casarão era uma especie de polo cultural de músicos e artistas em geral e sobretudo de amigos, ouvia se de tudo e assimilamos de tudo lá…quando demos de cara com a musica do leste europeu, e sua versão do “lado de ca do mundo”- o balkanbeats começou nascer o embrião da Skapolca que vai alem da simples mistura do Ska jamaicano com a polca europeia…Skapolca pra nós, significa todo esse caldeirão de ritmos e influencias que permeiam o Sobrado112.

GarotaFM: Conte como foi gravar com o Buguinha.

Cláudio Fantinato: Gravar com o Buguinha foi incrível porque ele antes de ser um super técnico de som é um músico de grande alma, além de ser o mestre dos dubs, motivo pelo qual escolhemos ele para co-produzir o disco conosco. Suas mixagens são cheias de conceito, em especial do dub, que é a arte de “enfeitar” as trilhas (bateria, guitarra, teclados, etc) com delays, reverbs e silêncio. Ele fez questão de deixar a banda inteira a vontade, o que nos fez gravar o álbum inteiro em um dia. Fez a mixagem com os timbres que são a cara dele, que lembra as bandas que ele trabalha como, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Lucas Santanna entre outras. Vendo o trabalho pronto ficamos muito felizes e realizados com o resultado tendo a certeza de termos acertado na parceria.

GarotaFM: Quais eram e quais são as maiores influências do Sobrado 112?

Cláudio Fantinato: O Sobrado sempre foi eclético, nós sempre procuramos aproveitar e tentamos colocar algo das bandas que gostamos, misturando reggae, dub, jazz, rock,salsa, afrobeat, funk, samba,ska e polca! Ouvimos de tudo mesmo, mas podemos citar algumas bandas e artistas que curtimos: Tom Jobim, Gregory Isaacs, Fela Kuti, João Bosco, Miles Davis, Nação Zumbi, Gilberto Gil, Herbie Hancock, Matumbi, Sly & Robbie, Cartola, Stevie Wonder, The Roots, Banda Black Rio, Domenico, Parliament Funkadelic, Paraphernalia, entre outras.

GarotaFM: Onde o Sobrado 112 quer chegar?

Cláudio Fantinato: Queremos contribuir com uma musicalidade diferente e nova. Poder proporcionar uma música espontânea e alegre ao público é motivo de grande satisfação, e ter o seu esforço e trabalho reconhecido é o que se busca diariamente. O fato de poder mostrar sua arte em forma de música, é poder contribuir para uma mudança maior de comportamento social, não só o Sobrado faz isso, mas muitas bandas novas estão botando a cara e mostrando que se faz muita música boa paralelamente ao padrão comercial vigente.

Sobrado 112 – Lançamento do CD “Sobrado 112 no país da Skapolca”: Terçca (29/03), às 21h, no Teatro Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 / 3º andar – 3201-3010), a R$ 15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>