Matéria publicada na Megazine e no site da revista em 18/01/2011 (clique aqui)
LOS ANGELES (EUA) – No cinema, ele fez pequenas participações em filmes como “Vovó… Zona 2” e, atualmente, sua voz pode ser ouvida na versão legendada de “Enrolados”, animação da Disney em cartaz nos cinemas. Mas, na TV, o alto, magro, lindo e educado Zachary Levi conquistou os nerds de mais de 60 países, inclusive o Brasil. Seu sucesso com essa tribo que não para de crescer se deve à série “Chuck”, exibida aqui pelo canal a cabo Warner.
– Você é do Brasil? Que legal! Gostaria muito de conhecer seu país. Tenho muitos fãs brasileiros no Twitter e no Facebook. Eles se expressam bastante e são muito apaixonados por “Chuck” – empolga-se.
Na série, Chuck Bartowski é um nerd solitário que recebe um e-mail encriptado e, automaticamente, tem segredos instalados em seu cérebro. De uma hora para outra, ele se vê dividido entre ser um geek de informática ou um espião nas missões de uma agência secreta. Zachary envolveu-se tanto com seu personagem que, na vida real, ele se tornou um dos maiores defensores de seus fãs… os nerds.
– Lancei o site The Nerd Machine (thenerdmachine.com), que é basicamente um lugar para as pessoas abraçarem o nerd que há dentro delas. Vendemos camisetas e temos comunidades para discussões. Estou querendo participar de alguma convenção ou qualquer outra coisa no Brasil para reunir fãs. Seria muito legal! Talvez seja o caso de fazer um evento e juntar os nerds brasileiros. Uma festa, sei lá… – diz o ator.
A empolgação de Zac é a resposta do ator ao sucesso de seu personagem. Há quatro anos, com muitas peças de teatro no currículo e alguma experiência em cinema e TV, ele estava procurando trabalho sem saber para onde encaminhar sua carreira.
– Eu tentava conseguir um papel num filme ou algo na TV… Aí veio “Chuck” e eu gostei muito do roteiro. Fiz o teste, consegui o papel, e o programa deslanchou. Nunca soube para onde essa jornada me levaria – conta.
A primeira temporada da série sofreu com a greve dos roteiristas, entre 2007 e 2008, além de perder audiência para concorrentes como o reality “Dança comigo” (ABC) e a série “House” (Fox). Na segunda temporada, a exibição de uma entrevista com o presidente Barack Obama em horário nobre fez com que a NBC adiasse “Chuck” por uma semana. Mas uma campanha dos fãs chamada Save Chuck (Salvem Chuck) levou Zac à terceira temporada, essa que acabou de ser exibida no Brasil.
– TV é um negócio interessante. Muitos programas não duram. Agora, estamos na quarta temporada, na qual Chuck e Ellie (irmã do personagem, vivida por Sarah Lancaster) procuram pela mãe e descobrem por que ela foi embora e quem ela é. Quem faz o papel é Linda Hamilton, de “O exterminador do futuro” – adianta.
No Brasil, a quarta temporada deve ir ao ar no meio de 2011. Quanto a Hollywood, Zachary até pensa em fazer cinema. Mas, agora, para largar Chuck o papel tem que valer a pena:
– Adoraria fazer filmes, mas só quero trabalhar para as pessoas que acreditam no meu trabalho e em projetos nos quais acredito e que façam bem aos espectadores.
A repórter viajou a convite da Walt Disney Studios
Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM