Matéria publicada na revista Megazine (O Globo) em 27/12/2010 (clique aqui)
RIO – A relação de Nelly Furtado com o Brasil não é nova. Mas, recentemente, a cantora luso-canadense foi destaque em dois canais importantes de divulgação do país. Primeiro, ela cantou no Big Brother Brasil para cinco participantes, fazendo deste o menor show da sua vida em termos de plateia, mas o maior em termos de espectadores (foram milhões de brasileiros assistindo pela TV). Depois, participou no show que Ivete Sangalo fez no Madison Square Garden, em Nova York, assistido por 15 mil pessoas, incluindo muitos artistas e formadores de opinião. Depois de toda essa mídia, Nelly lança no Brasil o CD duplo “The Best Of Nelly Furtado” sentindo-se mais estimulada a realizar dois sonhos: viver o carnaval da Bahia e gravar um disco em português.
– Ivete me convidou para o carnaval e é um sonho pra mim. Conheci o Carlinhos Brown e sei que ele é da Bahia, assim como Ivete e Caetano Veloso. Depois que lancei meu disco em espanhol, passei a sentir uma nova ligação com a música latina. Vejo, no futuro, uma carreira com mais álbuns em outros idiomas, como o português – declarou, na língua de seus pais, por telefone.
Nelly refere-se ao álbum “Mi plan”, lançado em 2009, que lhe rendeu indicação ao Grammy. Parte de sua inspiração veio durante o namoro com seu marido, o engenheiro de som Demacio Castellon.
– Meu marido é meio cubano meio americano. Namoramos em espanhol. Fiquei com uma vontade de escrever temas mais românticos em espanhol… Depois da turnê de “Loose” (disco de 2006), eu não tinha mais palavras em inglês. As coisas que eu queria dizer em inglês viraram uma vontade de gravar em espanhol. Eu sempre segui meu coração – diz Nelly.
O disco “The Best Of Nelly Furtado” comemora os dez anos de carreira da cantora, que está com 32. Hoje mãe de Nevis, de sete, fruto da longa relação com o seu ex-companheiro e ex-Dj Jasper Gahumia (Lil’ Jaz), Nelly diverte-se quando olha pra trás e lembra dos tempos de “I’m like a bird”, música que a alçou à fama, em 2000.
– Quando assisto ao clipe, não reconheço a pessoa. Quando era nova, tinha uma atitude mais punk. Acho que precisei daquilo porque tinha que dizer “não” para muitas coisas. Desisti de muitas coisas pela música. Agora que sou uma mãe, tenho uma vida mais equilibrada e mais saudável – diz.
Para confirmar que o presente de Nelly é mais a sua cara do que o passado, a música “Night is young” foi escolhida o single do “Best of”:
– Essa é uma música feliz. Fala sobre aproveitar o momento… celebrar o passado, mas olhando para o futuro.
Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM