Matéria publicada na revista Megazine em 07/12/2010 (leia aqui)
LOS ANGELES (EUA) – Um dos principais animadores de “Toy Story 3”, que acaba de chegar ao Brasil em DVD e Blu-ray, Carlos Baena sofreu quando saiu da Espanha para correr atrás de seu sonho. Em meados dos anos 90, ele se encantou com o mundo da animação, mas viu que, se não fosse para os Estados Unidos, suas chances nesse mercado seriam mínimas. Baena encarou o desafio e, depois de ralar muito, tornou-se funcionário da Pixar. Para abrir caminho aos estrangeiros que sonham chegar aonde chegou, Baena criou com dois amigos a escola de animação on-line Animation Mentor.
– Fizemos o curso on-line para que as pessoas do mundo inteiro pudessem ter acesso ao conhecimento vindo de profissionais da área, em vez de terem de ir para a Califórnia para aprender com as pessoas dos estúdios. Foi um sacrifício me mudar para estudar Cinema, me despedir da família e ficar longe dos amigos – lembra.
A ideia é também dar oportunidade a quem é bom na arte de animar filmes com a mão no mouse. Na época em que se encantou com “Toy Story” e “O estranho mundo de Jack”, Carlos Baena – que também animou “Ratatouille” e “Wall.E” e, em 2012, aparecerá nos créditos de “Monstros 2” – não foi admitido em algumas escolas por não ter desenhos feitos à mão para mostrar:
– Em alguns lugares, para estudar animação ainda se necessita de portfólio. Não sei desenhar e cheguei a ser rejeitado. No site, ensinamos animação em computadores.
Foi com recursos digitais, por exemplo, que Baena deu ares de amante latino ao boneco Buzz Lightyear no terceiro filme da saga dos brinquedos. Ter um sistema operacional adequado, ele ensina, é pré-requisito para ser aceito no Animation Mentor. Os interessados precisam também ter 18 anos, ensino médio concluído e bom entendimento do inglês. Os candidatos ainda passam por um teste de aptidão. A grade incluiu aulas como “Fundamentos básicos” e “Introdução à interpretação”.
– Colocamos lá o que nós gostaríamos de aprender se fôssemos começar a faculdade hoje. Para nós, os professores de animação deveriam estar nas ruas, nos parques, estudando pessoas… Fizemos o máximo para ser divertido e para que os alunos não precisassem deixar sua cultura para trás.
As inscrições para o próximo período letivo vão até fevereiro, pelo site (Animationmentor.com). Ao final, o aluno sai diplomado em Estudos Avançados de Animação. O curso dura 18 meses e custa US$ 18.928.
*A repórter viajou a convite da Walt Disney Studios