Jovens da geração MP3 descobrem o vinil e avaliam primeiros LPs de Legião, Ultraje e RPM

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Matéria publicada no jornal O Globo, na Megazine e no site , em 12/10/2010 (leia aqui)

Felipe Rosenvald (à esq.), Lucas Gibson e Gabriela Andrea com discos que completam 25 anos em 2010 / Gustavo Stephan

Felipe Rosenvald (à esq.), Lucas Gibson e Gabriela Andrea com discos que completam 25 anos em 2010 / Gustavo Stephan

RIO – Quando os discos “Legião Urbana”, “Nós vamos invadir sua praia” e “Revoluções por minuto” chegaram às lojas e alçaram Legião Urbana, Ultraje a Rigor e RPM ao topo, em 1985, Lucas Gibson, Felipe Rosenvald e Gabriela Andrea nem eram nascidos. Vinte e cinco anos depois, os conselheiros da Megazine tiveram seu primeiro contato com esses LPs, na loja Baratos da Ribeiro. Além de fazer análise sobre o conteúdo, eles surpreenderam ao contar suas experiências com a bolacha de vinil.

– Ué, tem música nos dois lados? – perguntou Felipe, de 17 anos, chocado ao descobrir que LP tem lado A e lado B e “agarra” quando suas faixas são arranhadas. – O som do computador é melhor porque não trava.

Leia as críticas que os jovens escreveram sobre as estreias, há 25 anos, de Legião, Ultraje e RPM

Vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira lembra que “Nós vamos invadir sua praia”, reeditado em vinil lançado pela gravadora Deckdisc, apenas confirmou o sucesso que a banda já vinha fazendo:

– Estouramos com “Rebelde sem causa”, lado B de nosso segundo compacto. O LP fortaleceu uma tendência e foi o máximo. De repente, estavam falando em Ultrajemania.

Lucas também nunca havia visto toca-discos (para matéria a vitrola foi cedida pelo Salvatore Café) e conhecia alguns hits da Legião, que este mês terá sua obra relançada em vinil e CDs em edição especial pela EMI.

– O som parece arcaico, mas soa mais natural do que as músicas feitas hoje em dia, cheias de tecnologia para melhorar o som e a voz. Na vitrola, achei que fosse pior. É uma experiência diferente. Nunca vi a agulha rodando no disco – comentou o conselheiro, de 18 anos.

Lucas identificou o tom crítico nas letras de Renato Russo. Na época, todas as músicas do LP fizeram sucesso.

– Lançamos depois do Rock in Rio de 1985. O sistema estava mais propício à proposta do disco, meio pós-punk, rascante, direto e sem metáforas. O disco foi acontecendo e nos surpreendendo – conta Dado Villa-Lobos, guitarrista da Legião.

“Revoluções por minuto” fez da RPM uma das bandas de destaque do movimento BRock, nos anos 80. Inovando ao levar luzes ao palco e sintetizadores aos discos, o grupo virou referência de uma época.

– A gente trabalhava demais – diz Paulo Ricardo, o vocalista, tentando ser modesto. – Sou suspeito para falar do RPM.

Gabriela, que escuta Beatles e Police na vitrola de casa, achou o som do RPM estranho, mas identificou o carisma do vocalista.

– Ele tem uma voz sedutora. Deve ter sido o Fiuk da época – compara a conselheira, que destacou a capa como algo legal no disco. – É legal por ser grande. O problema é arranjar espaço para guardar o disco…

One thought on “Jovens da geração MP3 descobrem o vinil e avaliam primeiros LPs de Legião, Ultraje e RPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>