Teia 2010: ‘É 60 mil para todo mundo. Criamos uma plataforma de igualdade’, diz Célio Turino

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

Uma das medidas mais aclamadas da gestão de Gilberto Gil no ministério da Cultura foi a criação dos Pontos de Cultura. Na época, trabalhando junto com o músico-ministro estava Célio Turino, secretário da Cidadania Cultural, que seguiu tocando o projeto. Na edição 2010 do Teia – Tambores Digitais, realizada em Fortaleza (CE), Turino lançou o livro “Pontos de Cultura: o Brasil de Baixo para Cima”, que disseca seus oito anos de dedicação ao projeto que hoje é referência no mundo inteiro. Candidato a deputado federal nas eleições deste ano, Célio Turino está deixando o cargo – o posto ficará com TT Catalão, que já trabalha no programa Cultura Viva. Em Fortaleza, ele deu uma das últimas entrevistas sobre os Pontos de Cultura ainda como secretário da Cidadania Cultural.

“Tratamos bem o povo. É (R$) 60 mil para todo mundo. Nós temos Ponto de Cultura erudita em universidade que ganha a mesma coisa que os meninos do hip hop. Criamos uma plataforma de igualdade. Então, o povo passou a ser bem tratado. Em segundo lugar, o povo começou a se retratar, a fazer seu auto-retrato. A imagem do povo brasileiro sempre foi feita por um olhar externo. A gente tem muita preocupação com o que os estrangeiros pensam da gente. Fomos educados assim”, disse Célio Turino durante a coletiva de imprensa concedida no domingo (28/03/2010).

Assista a trechos da entrevista:

* O GarotaFM viajou a Fortaleza a convite da assessoria de imprensa do Ministério da Cultura. Agradecimentos a Uirá Porã, Mônica Kimura e Sara Correia.

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>