Teia 2010: Revelando os Brasis através da descentralização da produção

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos
Projeção na rede

Projeção na rede

Boi Vidança

Boi Vidança

Realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 25 e 31 de março, o Teia 2010 – Tambores Digitais teve como objetivo promover o encontro das culturas de diversos estados do país. Uma parceria da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura – representado pelo Instituto da Cidade – do Ministério da Cultura, do Governo do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC), o evento visa revelar os Brasis através da descentralização da produção. Nesta edição, aconteceu o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas de todos os tipos.

As atividades tiveram a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura. Nomes importantes como o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário de Cidadania Cultural, Célio Turino, marcaram presença. A idéia destas discussões é consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva.

Em uma das fotos, uma brincadeira com a palavra “rede”. Duas moças projetam fotografias na rede, mas naquela verdadeira, nas quais as pessoas se deitam para tirar um cochilo. Nas outras, é possível ver imagens do Boi Vidança, grupo folclórico do Ceará.

Bateria do Boi Vidança

Bateria do Boi Vidança

Após o cortejo, o palco

Após o cortejo, o palco

Da internet:

“A Associação Vidança surgiu em 1981, através do trabalho de sua presidente Anália Timbó, professora, bailarina e coreógrafa. Com formação na Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do SESI, voltada para as classes empobrecidas. Em 1979, ela assumiu o trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, e com vinte e seis anos de existência do projeto que busca, através de novas parcerias, cumprir sua meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, cujo núcleo é a dança e a música. A meta é proporcionar uma educação continuada, capaz de capacitar os educadores que assumem a escola e compõem o corpo de baile do Vidança, a fim de alcançar a sustentabilidade da ação educadora, gerando emprego e renda para a comunidade do bairro Vila Velha, na Barra do Ceará, constituído essencialmente de sub-empregados, ou de desempregados sazonais. Historicamente, são desabrigados que não conseguiram áreas de moradia no bairro Pirambú e ocupam as adjacências do lugar.”

* O GarotaFM viajou a Fortaleza a convite da assessoria de imprensa do Ministério da Cultura. Agradecimentos a Uirá Porã, Mônica Kimura e Sara Correia.

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>