‘Lula – O Filho do Brasil’: A trajetória do menino que não tinha sapatos e chegou a presidente

lulafilme4“Lula – O Filho do Brasil” é um filme que vale a pena ver. A bela trajetória do menino que não tinha sapatos e chegou a presidente do Brasil é retratada no longa de Fábio Barreto sem puxa-saquismos nem floreios. O roteiro lembra um pouco o de “2 Filhos de Francico”, longa sobre a história Zezé di Camargo & Luciano. Só que, no filme sobre Luiz Inácio da Silva, é a mãe a responsável pelo sucesso do personagem principal. Interpretada maravilhosamente bem por Glória Pires, Dona Lindu é quem traça o destino de Lula, fazendo ele acreditar na frase: “É só teimar. Levante a cabeça, olhe pra frente e teima”. Ela só perde a força quando o filho, após sofrer uma tragédia familiar, decide mergulhar na política: a mãe se amedronta, mas o filho acha que não tem mais nada a perder e se candidata a diretor do Sindicato dos Metalúrgicos.

É incrível perceber que uma das características mais marcantes de Luiz Inácio, o Lula, é o carisma. Destaque para a cena em que ele convoca os metalúrgicos para falar sobre como atuar dali pra frente, diante das ameaças da ditadura militar: Lula fala sem megafone e as pessoas vão passando suas frases para os de trás. Só que são milhares de pessoas em volta. Inacreditável! Bacana também – digo, trágico, mas interessante – o momento em que o torneiro mecânico perde o dedo em uma das máquinas. Dona Lindu não deixa o filho deprimir. Rui Ricardo Diaz merece aplausos pela ótima interpretação do presidente do Brasil.

lulafilme3

lulafilme6

A trilha sonora perde um pouco a magia, já que foram incluídas no filme músicas que não eram daquele tempo. Foi o próprio presidente quem escolheu muitas delas. Mas não faz sentido “Você”, do disco de Tim Maia de 1971, ser a canção do casamento de Luiz Inácio com Lourdes (Cleo Pires), sua primeira mulher, ocorrido em 1964. Mas tudo certo. É a tal da licença poética, né? Sobre isso, clique aqui e leia matéria de Leonardo Lichote no site de “O Globo”.

Trechos divertidos e/ou emocionantes de “Lula – O Filho do Brasil”:

“Mãe, a gente tá caindo no mundo, não tá?

Quando Luiz Inácio pergunta pelo pai, Dona Lindu diz que ele caiu no mundo. Quando a matriarca junta os oito filhos para viajar de Caetés para Santos, o menino, que estava na barriga quando Aristides arrumou as malas e partiu com a amante grávida para São Paulo, fica curioso para saber se está vivendo a mesma situação que o pai.

“Porque homem não bate em mulher!”

Lula defende Dona Lindu quando Aristides, em Santos, agride a mulher porque ela mandou os filhos para a escola. Em seguida, Lindu leva as crianças para Vila Carioca, em São Paulo.

lulafilme7
lulafilme8

“Ainda vou ter um macacão desse!”

Luiz Inácio vislumbra o uniforme de torneiro mecânico. Dona Lindu faz sua matrícula em um curso e, em 1961, o jovem sai formado. A mãe não aguenta de emoção ao ver o filho com o diploma na mão.

“Esse sindicato agora é minha família também”

Depois de viver a maior tragédia de sua história (apesar de o trailer do filme mostrar, prefiro deixar o suspense), Luiz Inácio mergulha de vez na política.

“A gente ficou viúvo praticamente ao mesmo tempo, meu filho teria a idade do seu e a gente mora com a mãe. É coincidência demais!”

É isso que Lula diz quando conhece Marisa Letícia, a primeira-dama do Brasil. O primeiro encontro se dá no sindicato, mas logo o metalúrgico vai procurá-la em sua casa.

Assista ao trailer:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>