Pepeu Gomes será o terceiro Rei Momo ‘magro’ do Carnaval de Salvador

Posted by Chris Fuscaldo Category: Garota FM Tag:

pepeugomes
Pepeu Gomes vai ser o Rei Momo do Carnaval de Salvador de 2010 (leia matéria do G1). Ele vai receber a coroa e a chave da cidade das mãos do músico Gerônimo Santana Duarte, que ficou no posto este ano. No ano passado, foi Clarindo Silva quem passou o bastão para Gerônimo. Em 2008, a primeira eleição de um Rei Momo “magro” gerou polêmica na Bahia.

Folha de São Paulo (23/01/2008):

“A juíza Aidê Ouaiss, da 8ª Vara da Fazenda Pública, anulou hoje o concurso para Rei Momo do Carnaval de Salvador deste ano. O comerciante Clarindo Silva, 65, de 1,70 m e apenas 58 kg, havia sido eleito.

Seus concorrentes, que tiveram que fazer um “regime de engorda” para atingir 120 kg, ficaram revoltados com a decisão e invadiram a sede da Emtursa (Empresa de Turismo de Salvador) neste mês para protestar. Depois de muito bate-boca, ameaça e choro, a decisão ficou suspensa.

Agora, de acordo com a magistrada, uma nova eleição para a escolha do Rei Momo deverá ser realizada com todos os candidatos que estavam inscritos “antes de as regras serem mudadas”- ou seja, com o peso sendo determinante.”

Wikipédia:

Rei Momo é um personagem da mitologia grega que se tornou um símbolo do Carnaval.

Historia:

O Rei Momo é considerado o dono do Carnaval, é quem comanda a folia. Possui uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Vindo da mitologia grega, ele é filho do sono e da noite, e acabou expulso do Olimpo – morada dos deuses – porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades.

Rei Momo no Rio de Janeiro:

A personificação de Momo é o uso da máscara que ele tira para mostrar seu rosto zombeteiro, possui também, um boneco em uma das mãos que dizem representar a loucura. Além disso, também sacode guizos para animação da folia. Momo é o rei do delírio.

Marcelo Reis, Rei Momo do Carnaval Carioca de 2005.O Carnaval brasileiro tem registros da presença do Rei Momo desde 1933 no Rio de Janeiro. O jornal ‘A Noite’ representou o rei zombeteiro em forma de um boneco de papelão. O boneco desfilou pelo centro da cidade, foi coroado e a partir daí sempre abria o Carnaval do Rio de Janeiro.

O jornal decidiu, depois disso, colocar um rei representado por uma figura humana e elegeram um redator do jornal para ser coroado como Rei Momo. Seu nome era Moraes Cardoso e foi escolhido por ser um homem muito gordo, característica que se tornou marca registrada dos reis que lhe sucederam, até os dias de hoje.

Moraes Cardoso foi coroado como rei do Carnaval por quase 15 anos, de 1934 a 1948. Participou dos desfiles carnavalescos onde era ovacionado com muitas serpentinas e confetes, além de sempre ser cumprimentado com um “Vive le Roi!” (Viva o Rei, em francês), tanto pelos amigos de redação quando pelos foliões. O redator só deixou de participar da folia após seu falecimento. A partir disso, a escolha do rei do Carnaval foi feita por entidades carnavalescas e jornalísticas, porque a presença do rei havia virado tradição entre os foliões. Uma lei estadual de 1968 oficializou a eleição.

Rei Momo hoje:

Hoje existe concurso para a escolha do Rei Momo em vários estados do país. Para participação do certame é preciso ser muito simpático e esbanjar alegria, além de pesar no mínimo 120 quilos. Esta última exigência vem sendo abandonada nos últimos anos, considerando-se os problemas de saúde causados pela obesidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>