Conheça um brasileiro radicado na Bélgica que faz TOP 50 como passatempo

Posted by Chris Fuscaldo Category: Dia a Dia Tag:

carlos_furtado_top11

Tem gente que gosta de fazer palavras cruzadas. Há quem prefira estudar um instrumento. Cada um escolhe o que mais dá prazer para ocupar as horas vagas. Carlos Furtado passa seu tempo colocando em ordem as músicas que ele curte ouvir. Seguindo o modelo da famosa Billboard – e de muitas outras revistas que passaram a fazer o mesmo depois do sucesso da americana – todo mês, esse engenheiro brasileiro que mora na Bélgica há mais de dois anos faz o seu TOP 50, com as cinquenta canções que mais gosta de ouvir. Leia o que ele tem a dizer sobre seu hobby:

carlos_furtado

GarotaFM: O que é exatamente o seu TOP 50?

Carlos Furtado: Provavelmente você já sabe disso, mas toda semana os artistas que estão lançando um CD escolhem uma música de trabalho (single) e a Billboard, a mais conhecida, e outros sites/revistas/listas (como NME, Mediabase, Rolling Stones, IndieLondon etc) fazem suas listas. Algumas, como a Billboard se baseiam no número de singles que o artista vende mundialmente para montar suas listas (charts), por estilo de música. Outras são baseadas nas opinião de críticos ou são simplesmente informativas. No meu caso, eu pesquiso nos sites o que está sendo lançado e monto minha lista baseado na minha opinião pessoal – o que eu mais gosto – mas também tento ir pelo lado técnico, e não colocar qualquer porcaria que curto.

GFM: Você atualiza ele uma vez por mês ou vai mexendo todos os dias?

CF: Eu mexo toda segunda, que é quando os principais sites atualizam suas listas… Faço uma lista com todas as músicas e vou escutando pouco a pouco (também colocando os links do Youtube) e dando minha opinião (as carinhas que você vê no início da lista completa e depois do nome da música): esta é a lista que você encontra no segundo Worksheet do Excel… Depois de tudo escutado, eu escuto de novo aquelas que tem [:)] e [:))] e vou colocando em ordem, do melhor para o pior… Depois, comparo com as 50 que já estão na lista e só aí eu faço o Top 50. O que está abaixo do Top50 são as músicas que eu julguei. Depois, é só montar as outras listas com o que saiu do Top 50, com o que foi Top-top, e por final, com o que eu não gostei [>((]. No que refere ao Top Worst, eu escuto as 10 músicas e coloco em ordem de pior para menos pior. Parece trabalhoso, mas não leva muito tempo….

GFM: O que te faz incluir uma música na lista?

CF: Como disse antes, principalmente o meu gosto, mas eu também tento ser um pouco crítico com o que aparece na billboard #1.

GFM: Em que você se inspirou para começar esse ‘trabalho’?

CF: Não foi idéia minha, não… Eu tive um namorado em 2001 que fazia esta lista já há alguns anos… Ele ainda faz, semanal, e tem amigos aqui na Europa que a fazem há bem mais tempo que ele. Depois, um outro namorado começou a fazer influenciado pelo primeiro… Eu acompanho estas listas desde anos, mas ultimamente, eu tenho gostado muito mais de música alternativa do que de mainstream, e, então, como estou com mais tempo livre, resolvi fazer a minha, na qual aparece muita coisa da cena indie/eletrônico/alternativo que eles não lançam.

GFM: É trabalho ou um passatempo?

CF: É hobbie! Vou fazer até me cansar…

Veja o TOP 50 e a lista das piores músicas segundo Carlos Furtado (clique para ampliar):

carlos_furtado_top50

carlos_furtado_worst

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/garotafm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>