‘Aline Calixto’ é o disco do ano, segundo a APCA

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos Tag:

alinecalixto2

Grande revelação do samba, Aline Calixto recebeu o aval da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) vencendo o prêmio de Disco do Ano por seu álbum homônimo lançado em junho pela Warner Music. Em clima de comemoração, a cantora prepara uma temporada de shows pelo Rio de Janeiro apresentando as músicas do premiado CD. A agenda está repleta de apresentações que passam por feijoada no Salgueiro (13/01), cinco terças-feiras no Carioca da Gema (05, 12, 19, 26/01 e 02/02) e duas apresentações no Teatro Rival (15/12 e 19/01).

Para as terças-feiras no Carioca da Gema, Aline Calixto preparou um show especial para cada dia. O repertório será construído sobre as músicas do seu álbum e o que irá diferenciar as apresentações serão os sambistas homenageados – Aline escolheu cinco entre os seus favoritos (um para cada dia de show) e adicionará 8 músicas deles em seu repertório. Sendo assim, o set list do dia 05/01 terá 8 canções adicionais de Moacyr Luz e Paulo Cesar Pinheiro; no dia 12/01, é a vez de Dona Ivone Lara e Molequinho serem interpretados pela sambista; dia 19/01 serão Monarco e João Bosco; 26/01 é a vez de Martinho da Vila; e por último, em 02/02, o tema será compositores da Lapa.

(Da assessoria de imprensa)

AGENDA DE SHOWS:
15/12 – Teatro Rival (participação de Wilson Moreira)
05/01 – Carioca da Gema (homenagem a Moacy Luz e Paulo Cesar Pinheiro)
12/01 – Carioca da Gema (homenagem a Dona Ivone Lara e Molequinho)
13/01 – Feijoada do Salgueiro
19/01 – Carioca da Gema (homenagem a Monarco e João Bosco)
19/01 – Teatro Rival – este show contará com a participação de Walter Alfaiate e Wilson Moreira
26/01 – Carioca da Gema (homenagem a Martinho da Vila)
02/02 – Carioca da Gema (homenagem a Compositores da Lapa)

Leia entrevista com a cantora para matéria publicada no site de O Globo em 18/06/2009:

Conheça Aline Calixto, carioca de Minas Gerais que lança CD de samba com participação de Monarco e outros bambas 

Christina Fuscaldo

alinecalixto

RIO – Aline Calixto ficou famosa em Viçosa por comandar rodas de samba no tradicional Bar Leão. Ganhou fãs em Belo Horizonte após convidar ao palco os bambas Monarco, Nelson Sargento e Luis Carlos da Vila em uma temporada de seus shows. Mas foi na Lapa que esta jovem cantora se consagrou. Numa mesma noite de 2007, ela ganhou o concurso “Novos bambas no velho samba”, do Carioca da Gema, e escreveu seu destino: menos de dois anos depois, voltaria à cidade onde nasceu para lançar seu disco de estreia.

– Eu e meus irmãos nascemos no Rio, mas aos seis anos fui para Belo Horizonte, porque minha mãe é mineira. Por incrível que pareça, moramos na Rua Corcovado, no bairro da Urca. Na adolescência vinha muito para cá, passar o réveillon… Agora, fico na divisa do Rio com BH – conta Aline Calixto.

A boa filha que à casa torna é a nova aposta da Warner Music no samba. Para colocar seu disco na mesma prateleira de Teresa Cristina, Roberta Sá e outras cantoras que se dedicam ao ritmo, a gravadora sugeriu que Leandro Sapucahy tomasse conta da cantora. Produtor do álbum “Samba meu”, de Maria Rita, ele chamou grandes músicos da cena carioca para acompanhar Aline Calixto. Estão nos créditos do CD Mauro Diniz (cavaquinho), Layse Sapucahy (percussão), Carlinhos 7 Cordas (violão 7 cordas).

– Todos são nomes que admiro muito. Eles se juntaram a Thiago Delegado (violão 7 cordas) e Ricardo Acácio (pandeiro), músicos que são da minha banda. E ainda tive o prazer de ter a participação dos velhinhos da velha guarda – diz Aline

A música da qual Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Wilson Moreira e Monarco participaram chama-se “Uma só voz” e é de autoria de Edu Krieger. Novo nome da cena carioca, Krieger assina também a composição de “Saber ganhar”. O rapper mineiro Renegado é autor de “Faz o seguinte” e o carioca Rogê é parceiro do bamba Arlindo Cruz em “O teu amor sou eu”.

– É bom ter os sambistas experientes junto aos novos, que vem com frescor. Eu mesma sou uma delas – comenta Aline, que assina as faixas “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”, “Você ou eu” e “Cara de jiló”. – Esse repertório vem sendo construído há algum tempo. “Original”, conheci na época da faculdade. “Rainha das águas”, ouvi pela primeira vez na internet. Todas são inéditas, menos “Retrato da desilusão”, que foi gravada por Jorge Aragão (no CD “E aí?”, de 2006), mas não foi muito divulgada.

Aline Calixto estudou geografia em Viçosa e chegou a lecionar em escolas públicas e particulares (“Parabenizo o professor que é isto por opção, porque é uma profissão difícil”). Foi nessa época que começou a organizar rodas de samba (de clássicos) com amigos universitários. Com bela voz e interpretação intuitiva – ouça “Enfeitiçado” – ela nunca fez aula de canto. Aos 28 anos, a carioca das Minas Gerais já deixa avisado que, no futuro, pode mudar de estilo:

– Canto compulsivamente desde criança. Não é porque estou reverenciando o samba que vou sempre seguir este estilo. Sempre cantei muito e de tudo. Tem relatos de que, quando eu era criança, subia nas mesas e começava a cantar. Minha única experiência antes do palco foi quando participei do coral da faculdade onde estudei. Fui aprendendo aos poucos.

Quem quiser conferir a performance da cantora, Aline Calixto estará na Modern Sound, na terça-feira, dia 23 de junho, às 19h. Ela sobe ao palco acompanhada por Thiago Delegado (violão 7 cordas), Hudney Carvalho (cavaquinho), Luis Augusto (congas), Batata (surdo), Peterson de Jesus (tamborim) e Ricardo Acacio (pandeiro).

One thought on “‘Aline Calixto’ é o disco do ano, segundo a APCA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>