Chico César recebeu Zabé da Loca no Brasil Rural Contemporâneo

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

Em sua sexta edição – a segunda no Rio de Janeiro – o evento desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) seguiu focando na diversidade e qualidade da produção (agrária e cultural) do país. Na quarta noite do Brasil Rural Contemporâneo, Chico César convidou Escurinho (PE), Chico Corrêa (PB) e Zabé da Loca (PE/PB) ao palco. Veja como foi a participação da anciã com seu pífano:

Chico César (PB): Nascido em Catolé do Rocha, interior da Paraíba, Chico César formou em jornalismo antes de pensar em virar o cantor e compositor que é hoje. Começou no grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda. Aos 21, mudou-se para São Paulo, onde trilhou o caminho da fama. O primeiro disco veio em 1995 e consagrou sucessos como “Mama África” e “À Primeira Vista”. Em 2009, tomou posse na presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). No mesmo ano, abocanhou três troféus no Prêmio da Música Brasileira, por causa do seu disco “Francisco Forró y Frevo”.

Zabé da Loca (PE/PB): Isabel Marques da Silva é uma senhora que ficou conhecida pelos brasileiros depois de seus 85 anos. Nascida em Buíque, região Agreste de Pernambuco, toca pífano desde sete anos. Zabé da Loca ganhou esse nome por ter morado 25 anos dentro de uma gruta (loca), formada por duas paredes de taipa, no Sítio Tungão, a 19km de Monteiro, na Paraíba. Zabé conseguiu o reconhecimento em 2003 com a gravação do CD “Canto do semi-árido”. Hoje, ela vive no Assentamento Santa Catarina, numa casa de alvenaria doada pelo INCRA, a dez minutos da “loca”. Em 2009, ganhou o troféu Revelação no Prêmio da Música Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>