Artistas do Sul e banda argentina encerram ciclo de shows do Brasil Rural Contemporâneo

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

O Brasil Rural Contemporâneo também teve uma noite dedicada ao Sul. Como ser diferente se o ministro do Desenvolvimento Agrário é gaúcho?! A banda de abertura da quinta e última noite de shows no BRC, Patubatê, veio de Brasília, onde Guilherme Cassel está hoje sediado, junto à equipe responsável pelo evento que lotou a Marina da Glória de 7 a 12 de outubro. Na sequência, entrou em cena Arthur de Faria & Seu Conjunto. O grupo recebeu como convidados Maurício Pereira (SP), Hique Gómez (do “Tangos e Tragédias”), Muni, Wander Wildner (Rei!), Vanessa Longoni e Luciana Costa (todos do RS), Siba (PE) e Fernanda Takai (MG). Fechou a noite a banda de eletrotango Tanghetto, da vizinha Argentina. Assista a trechos do show e, lá embaixo, saiba um pouco mais sobre as atrações:

Patubatê (DF): O grupo transforma sucata em instrumento e mistura o som com batidas eletrônicas, sempre explorando a musicalidade brasileira. Tonéis, escapamentos de automóveis, chapas de zinco, panelas, latas de refrigerante ou peças de caminhão têm um destino muito curioso quando chegam ao alcance dos músicos do grupo brasiliense.

Arthur de Faria & Seu Conjunto (RS): Desde sua fundação, em 1996, tanto o circo quanto a música do leste europeu foram elementos essenciais no caldeirão da poção mágica destes sulistas. Mais do que uma banda, um coletivo de músicos que tem suas próprias carreiras, mas ali se encontram numa síntese das mais originais.

Maurício Pereira (SP): Compositor, cantor, saxofonista e produtor musical, além de ator e jornalista, Maurício integrou nos anos 80 a banda Os Mulheres Negras, que se caracterizava por sua teatralidade e experimentalismo, e que lançou dois discos. Foi cantor da banda do programa diário “Fanzine”, sempre ao vivo na TV Cultura, apresentado pelo escritor Marcelo Rubens Paiva. Na carreira solo, lançou quatro álbuns, produziu discos e dirigiu shows. Figura no Guinness Book dos Recordes 1998 por ter feito, em 1996 no Centro Cultural São Paulo, o primeiro show brasileiro ao vivo via internet.

Hique Gómez (RS): Começou a tocar guitarra e bateria profissionalmente aos 15 anos depois de assistir a um show de Rita Lee. Dois anos depois, tornou-se compositor. Realizador do longa metragem “A Festa de Margarette”, consagrou-se com o espetáculo “Tangos e Tragédias”, que montou junto ao músico Nico Nicolaiewsky em 1984. Fazem inúmeras temporadas de sucesso pelo Brasil e apresentam-se em diversos programas de TV: no de Jô Soares, apareceram nada menos que 14 vezes. Foi protagonista do longa metragem “Festa de Margarette”, do diretor Renato Falcão, e também é responsável pela trilha sonora.

Muni (RS): A cantora gaúcha iniciou sua carreira em 1982. Tem o disco “De Quatro” gravado. Com participação em vários festivais e espetáculos teatrais e musicais, Muni foi recentemente aclamada pela crítica portuguesa, devido a suas apresentações em Lisboa. Foi agraciada pelo Clube dos Compositores de Porto Alegre com o Troféu Clave de Sol como melhor cantora do ano, em 1988, e com o Troféu Açorianos de Música edição 2000, como melhor intérprete de MPB.

Wander Wildner (RS): Conhecido por participar da banda Os Replicantes, que teve grande importância no punk rock nacional dos anos 80, o músico investiu pesado na mistura do rock com o brega, em sua carreira solo. Já teve algumas de suas canções regravadas por Ira! e Tequila Baby e participou recentemente de uma edição do popular Acústico MTV, intitulada “Acústico MTV: Bandas Gaúchas”, que reuniu também as bandas Bidê ou Balde, Cachorro Grande e Ultramen.

Vanessa Longoni (RS): Com formação erudita e popular, ela cantou em vários grupos vocais, coros de óperas e espetáculos teatrais. Participou de CDs de músicos reconhecidos de Porto Alegre e de espetáculos. Vanessa Longoni é também uma das integrantes da banda Maria Vai Com as Outras, antiga D’ Quina pra Lua. Foi considerada cantora revelação 2006 pelo jornal “Zero Hora”. Em 2008, lançou seu primeiro disco solo, “A Mulher de Oslo”.

Luciana Costa (RS): Cantora e compositora gaúcha de São Leopoldo, começou sua carreira em 1983. Um ano depois, recebeu o merecido título de Cantora Revelação, pelo Jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre. Em 1986, apresentou-se em temporada com Adriana Calcanhotto no show “Adriana Calcanhotto e Luciana Costa”. No ano seguinte, em São Paulo, Luciana mostrou seu talento na VI Semana Elis, onde foi carinhosamente comparada à Janis Joplin, e abriu o show de Angela Ro Ro no teatro Taíb. Em 1989 Luciana transferiu-se para o Rio de Janeiro. Chegou a retornar ao seu Rio Grande do Sul, mas acabou voltando.

Fernanda Takai (MG): Musicista e cronista radicada em Belo Horizonte, é vocalista da banda Pato Fu e esposa do guitarrista John Ulhôa. Em 2007, lançou seu primeiro disco solo, com canções consagradas por Nara Leão: “Onde Brilhem os Olhos Seus” foi bem recebido pela crítica especializada e, desde então, Fernanda Takai tem sido chamada para projetos diversos.

Siba (PE): Um dos criadores do grupo Mestre Ambrósio, Siba Veloso empreendeu uma manobra ousada. Trocou a agitada São Paulo pela tranqüila Nazaré da Mata, despiu-se de costumes aprendidos na universidade e imergiu na cultura dos novos companheiros de grupo, a Fuloresta. Seu principal instrumento é a rabeca.

Tanghetto (Argentina): É uma das principais bandas argentinas de tango eletrônico, liderada por Max Masri (sintetizadores e programações) e Diego S. Velázquez (guitarra). Em 2004, o grupo foi indicado ao Grammy latino, na categoría “Melhor Álbum Instrumental”. Do ano passado para cá, ele vem apresentando por vários países a turnê “El Tour de la Libertad”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>