No aniversário de 40 anos do funk carioca, a Fundição Progresso recebeu MCs e DJs de várias gerações e cerca de três mil pessoas na festa Red Bull Funk-se, realizada no sábado.
Na primeira batalha ao vivo entre DJs de funk, o DJ Cabide, de São Gonçalo/RJ, foi coroado o Rei da “MPC”. O aparelho é uma espécie de bateria eletrônica usada na produção de mixagens ao vivo e foi popularizada pelas “montagens” do funk. Cabide escolheu trechos de músicas famosas, como “Thriller”, de Michael Jackson.
“Desde que conheci o funk sempre sonhei em me tornar um verdadeiro Super DJ. Acredito que vencer esta competição seja um grande começo para eu alcançar os meus sonhos”, declarou Everton Araújo, o Cabide, premiado com uma MPC Akai 5000.
O primeiro encontro entre Gerson King Combo, BNegão, MC Sabrina e Menor do Chapa foi a atração mais aguardada da noite, integrando vozes de três gerações da black music brasileira mesmo palco. Clássicos como “Mandamentos Black”, de Gerson King Combo, e “I Feel Good”, de James Brown; fizeram parte do repertório, que também contou com raps contemporâneos como “Vida Loka”, do MC Menor do Chapa, e músicas de Tim Maia.
“É com imenso orgulho que vim aqui para me juntar a essa juventude. O funk não tem idade e pudemos mostrar isso aqui hoje. Depois de tantos anos, acho que faltava este marco para a minha carreira”, disse Gerson King Combo, considerado o legítimo precursor do funk no Brasil.
O Red Bull Funk-se contou ainda com outros importantes nomes como os DJs Sany Pitbull, Tubarão e Adriano; alem dos MCs Buchecha, Junior, Leonardo, Amaro e Batata; este último, o primeiro MC a ganhar um disco de ouro, com a música “Feira de Acari”, do início da década de 1980.