Jimmy Page no Brasil: O amor do guitarrista pelo país

Posted by Chris Fuscaldo Category: Garota FM Books

O inglês Jimmy Page ainda é reconhecido como um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos e um dos mais importantes compositores do rock no mundo todo, inclusive no Brasil. E a relação de Page com nosso país é antiga: além de ter protagonizado muitos encontros com estrelas da música nacional, o guitarrista do Led Zeppelin passou temporadas na Bahia e inaugurou a Casa Jimmy para abrigar jovens sem lar na capital fluminense – o que lhe rende o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. Essa história para lá de intensa é o tema de Jimmy Page no Brasil, livro bilíngue (Português / Inglês) do jornalista e músico Leandro Souto Maior, que será editado pela Garota FM Books e lançado ainda este ano.

Jimmy Page no Brasil não é uma biografia do líder do Led Zeppelin, pois já existem diversas lançadas internacionalmente, mas de um relato histórico, através de depoimentos de músicos, jornalistas, amigos e fãs em geral. Já foram entrevistados para o projeto: Aninha Capaldi, Armandinho Macedo, Canisso (Raimundos), Carlos Albuquerque, Carlos Coelho (Biquini Cavadão), Charles Gavin, Daniela Mercury, Ed Motta, Fabio Massari, Fernando Magalhães (Barão Vermelho), Fernando Nunes (Cássia Eller), George Israel, Herbert Vianna, Ivo Meirelles, Liminha, Luiz Henrique Romanholli, Marcelo Costa Santos, Marcos Maynard, Margareth Menezes, Paulo Ricardo, Pepeu Gomes, Raíssa de Oliveira, Roberto Frejat, Tony Bellotto (Titãs) e Zé da Gaita, entre muitos outros.

O livro se tornará realidade em 2020, através da Garota FM Books, uma editora alternativa de publicações voltadas para o mercado da música, realizadas através de crowdfunding. Em 2019, ela rendeu ao Discobiografia Mutante – o primeiro projeto de sua idealizadora, a jornalista e escritora Chris Fuscaldo – o Prêmio Profissionais da Música (PPM) na categoria Livros Musicais (foi a primeira vez que um prêmio de música brasileiro criou esta categoria, o que rendeu muita mídia para o trabalho da editora). O livro sobre a banda Mutantes, bilíngue, foi lançado em 2018 no Brasil e, em 2019, nos Estados Unidos, tendo sua distribuição alcançado até o Japão. Este ano, o também bilíngue Jimmy Page no Brasil promete fazer o mesmo percurso de sucesso.

Leandro Souto Maior trabalhou na rádio BandNews FM e nos jornais cariocas Jornal do Brasil e O Dia. Em 2014, lançou o livro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Irmãos Vitale) com o também jornalista Ricardo Schott. Além de escrever e tocar – é guitarrista nas bandas Fuzzcas e Os Trutas – Leandro é o homem por trás da Casa Beatles, um bar com ares de museu beatlemaníaco em Visconde de Mauá. O livro será um presente generoso de Leandro Souto Maior a Jimmy Page, que, ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, homenagens e condecorações. Tantas realizações, no entanto, não significam para ele mais que seus empreendimentos de caridade.

Com Jimmy Page no Brasil, a ideia é, também, mostrar ao ídolo a gratidão dos brasileiros por seus feitos. Jimmy Page ama o Brasil e especialmente o Rio de Janeiro: “É que tenho ótimas lembranças do Rio”, derrete-se o guitarrista em entrevista ao jornal O Globo. “Visitei a cidade nos anos 1970 e voltei diversas vezes. Como você deve lembrar, toquei no Hollywood Rock com Robert Plant e posso dizer que a plateia do Rio é a melhor do mundo. O sonho de todo músico é tocar no Rio”. E nós todos amamos Jimmy Page.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>