Musical ‘Nuvem de Lágrimas’ é um verdadeiro mergulho no universo caipira e sertanejo do interior

Nuvem de Lágrimas 2

Pouco depois de o ator, diretor e produtor Luciano Andrey encomendar a Anna Toledo um musical que não fosse biográfico, mas sim baseado em músicas da dupla Chitãozinho & Xororó, a atriz, escritora, cantora e compositora se deu conta de que era na trama do filme Orgulho e Preconceito que ela ia se inspirar. A história de amor e ódio que mistura orgulho e preconceito de Elizabeth (Keira Knightley) e Darcy (Matthew Macfadyen) virou, no musical Nuvem de Lágrimas, a história de Bete e Darcy, interpretados no palco pelos atores e músicos Lucy Alves e Gabriel Sater.

Musical Nuvem de Lágrimas

“Eu amo esse filme e achei que ia casar direitinho com uma história que se passa em uma cidade do interior”, contou Anna Toledo logo após a sessão para convidados realizada na última segunda-feira (16/05) no Teatro Oi Casagrande, no Rio de Janeiro, no qual o musical fica em cartaz até o fim de maio.

Entremeada por sucessos sertanejos e caipiras já gravados por Chitãozinho & Xororó, a peça conta a história de uma família humilde formada por uma mãe fazedora de geleias, um pai caminhoneiro que vive na estrada e cheio de dívidas e três irmãs. Duas delas formam uma dupla musical chamada Irmãs Borba, que costuma tocar nas festas das fazendas vizinhas, e também trabalham na pequena e amadora cooperativa da cidade. Uma delas se encanta e encanta Carlinhos, filho de um fazendeiro rico da cidade, o Doutor Jardim, cujo braço direito é o afilhado, o advogado Darcy, um rapaz soberbo que vive escondendo o seu maior prazer: tocar violão. Darcy e Bete, a irmã mais arredia, encontram-se e se desencontram o tempo todo, mas acabam, de certa forma, unidos pela música.

Nuvem de LágrimasFio de Cabelo, Tristeza do Jeca, Rancho Fundo, Beijinho Doce e Bailão de Peão são só algumas das canções que fazem a trilha sonora (veja lista abaixo) de um perfeito casamento entre pesquisa, trama, texto e coreografia. Parabéns à coreógrafa Tania Nardini (e diretora junto a Luciano) pela perfeita tradução das danças das festas do interior. Parabéns também para Anna, que conseguiu trazer modos, hábitos e expressões típicas das cidades de roça: “Afinou a toada”, “Pergunte para uma vaca se ela sabe que hoje é sábado” e “Vá pescar no Mato Grosso” foram algumas que fisgaram a plateia na estreia carioca. O duelo de cordas (violões, violas, banjos, violinos etc) em Saudade da Minha Terra emocionou por mostrar como, longe do clima urbano, um momento de estresse pode facilmente virar uma deliciosa festa.

Nuvem de Lagrimas_040Gabriel Sater (filho de Almir Sater, ator em Meu Pedacinho de Chão e músico que lançou recentemente o CD Indomável) e Lucy Alves (ex-The Voice e atual intérprete de Luzia em Velho Chico) dão a seus personagens exatamente o que eles precisam, e ainda vão além com seu talento musical. Mas se destacam também as intérpretes das irmãs de Bete, Jane (Adriana Del Claro) e Lídia (Letícia Maneira Zapulla), assim como os irmãos Carlinhos (Sérgio Dalcin) e Caroline (Erika Altimeyer). O casal Zé Borba e Dona Juci (Marcelo Várzea e Rosana Penna) arrasam junto ao Doutor Jardim (Blota Filho) e a César Pezzuoli, ator paulista que virou o caipira perfeito.

  • Fotos de Otávio Dias.

Musical Nuvem de Lágrimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>