Milton Nascimento recebe título de doutor em Berklee, nos EUA, ‘em reconhecimento por suas muitas realizações e conquistas’

Sempre achei que a experiência pode valer mais do que os anos de estudo. O convite feito pela Berklee College of Music a Milton Nascimento, que embarcou para Boston para receber o título de doutor em música nos Estados Unidos no próximo sábado (07/05), mostra que o valor de um profissional está na história que ele constrói. Nomes como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Quincy Jones, Paco de Lucia, Herbie Hancock e Aretha Franklin já receberam homenagem igual. A Milton, o motivo da escolha de seu nome foi informado através de uma carta, enviada pelo presidente da faculdade independente: “Em reconhecimento às suas muitas realizações e conquistas na carreira. Sua música tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular.” Vale lembrar que uma das maiores fãs internacionais de Bituca, Esperanza Spalding, leciona no Berklee College of Music. A cantora e contrabaixista de jazz estadunidense esteve no Brasil em 2006, apresentando o show de seu álbum que contem o clássico Ponta de Areia, composição de Milton, e fez show no Rock in Rio de 2011 com participação do brasileiro. Dá-lhe, Bituca!

Veja abaixo a carta enviada a Milton Nascimento:

Berklee College of Music
20 de maio de 2015

Milton Nascimento indo para BerkleePrezado Sr. Nascimento,

Em nome do corpo docente e alunos da Berklee College of Music, tenho o prazer de convidá-lo a participar da nossa cerimônia de formatura de 2016 e receber um doutorado de Honoris Causa em Música, em reconhecimento ás suas muitas realizações e conquistas na carreira. Sua música tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular.

Berklee, a maior faculdade de música do mundo foi fundada em duas ideias revolucionárias: que musicalidade poderia ser ensinada através dos gêneros e estilos da época atual; que nossos alunos precisam de habilidades práticas e profissionais para conseguir carreiras bem sucedidas e sustentáveis. Ao longo dos anos, temos tido a honra de apresentar o grau de doutor para muitas pessoas importantes que encarnam o espírito da nossa missão, incluindo iluminados como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Quincy Jones, Paco de Lucia, Sonny Rollins, Arif Mardin, Herbie Hancock, Aretha Franklin, Ruben Blades, A. R. Rahman e muitos outros. Ficaríamos honrados em ver seu nome adicionado a estes ilustres.

Começaremos a cerimônia de formatura com uma recepção e um concerto apresentado pelos formandos. No concerto, os alunos executarão músicas associadas aos homenageados, que é sempre um dos destaques da visita à Berklee. O concerto acontecerá na noite de sexta-feira, dia 06 de maio. Na manhã do dia 07, nos reuniremos na Agganis Arena para a cerimônia oficial durante a qual os títulos honorários serão conferidos e a turma de formandos colarão seus graus. A plateia será formada pelos alunos, seus parentes, membros de imprensa e convidados – aproximadamente de 3000 e 4000 pessoas. O tempo previsto para a duração da cerimônia será de duas horas.

Para a sua visita, a faculdade fornecerá serviço de limusine, uma suíte de hotel, e passagens aéreas para você e seu convidado, esperando que você seja bem cuidado durante a sua visita à Boston.
Estamos ansiosos com a oportunidade de reconhecer suas muitas realizações de carreira. Também, será uma experiência marcante para os nossos alunos ter um músico exemplar tal como o senhor para honra-los e prestigiá-los.

Atenciosamente
Roger H. Brown. Presidente
Berklee College of Music

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>