Rio é homenageado em DVD do Quarteto Radamés Gnattali

Depois de homenagear os 450 anos do Rio em um belíssimo DVD intitulado Rio 450° – A música nos Detalhes da Cidade, o Quarteto Radamés Gnattali celebrará o lançamento com um concerto na Sala Cecília Meireles nesta terça-feira (08/12), às 20h. Composto por obras de compositores brasileiros que tiveram o Rio de Janeiro como principal pano de fundo para o desenvolvimento de suas trajetórias, o repertório apresentado no palco carioca será o mesmo selecionado por Carla Rincón – violinista do quarteto – para o filme, que teve direção de Paulo Henrique Fontenelle (diretor dos documentários Lóki e Cássia).

No DVD, a primeira peça executada é o Quarteto Popular para violinos, viola e violoncelo (3º movimento), de Radamés Ganattali. Permeando as imagens do Quarteto no tradicional Bar Semente, na Lapa, estão a orla de Copacabana e cariocas praticando esportes, além de barcos e praças. Em seguida, Quatro Quadros, de Jan Zach, para violinos, viola e violoncelo (4º movimento) tem os músicos no Centro Cultural Carioca e imagens de feiras e as cores de suas frutas e flores. Imagens da Escadaria Selarón, na Lapa, florestas e animais acompanham o quarteto durante a execução do Quarteto de Cordas nº 3 (2º movimento), de Heitor Villa-Lobos.

O violonista Fabio Zanon faz uma participação no DVD durante a quarta música: Estação Mangueira, de Maurício Carrilho, é levada pelo “quinteto”, também no CCC, sob imagens que remetem à boemia carioca, como a o tradicional chope e os arcos da Lapa. Durante a execução do Quarteto de Cordas nº 3 Bellagio, de Ricardo Tacuchian, o espectador é presenteado com imagens do Cristo Redentor e de murais com mensagens do Profeta Gentileza. Para essa interpretação, o grupo foi filmado em todas as locações anteriores mais a Sala Cecília Meireles (Espaço Guiomar Novaes) e o Parque das Ruínas. Para fechar o DVD, o Terceiro Quarteto de Cordas (1º movimento), de Claudio Santoro. Imagens do Quarteto Radamés Ganattali, na Sala Cecília Meireles, se mesclam com a paisagem do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>