‘Sink with Kalifornija’ reúne músicas do Youth Brigade, banda seminal do punk californiano

Sink with Kalifornija traz 26 músicas (sete ao vivo no Fenders Ballroom, Los Angeles, gravadas em 1985) do Youth Brigade, banda seminal do hardcore californiano, tanto pela música quanto por levar a sério o ‘faça você mesmo’, filosofia mãe do punk.

O grupo começou seus trabalhos em 1980, em Los Angeles, formado pelos irmãos canadenses Adam, Mark e Shawn Stern. Ao mesmo tempo, Mark e Shawn fundaram a Better Youth Organization (BYO). A BYO se dedicava a ser, além de gravadora, também uma promotora de eventos independentes, nos moldes de um coletivo.

Um dos shows memoráveis organizados pela BYO com o Youth Brigade aconteceu no Hollywood Paladium, em fevereiro de 1982, para 3.500 pessoas. Após esta apresentação, a banda adentrou o estúdio para gravar suas três primeiras músicas em uma coletânea de grupos do Sul da Califórnia chamada Someone Got Their Head Kicked In (um clássico com a participação de Adolescents Battalion of Saints, Social Distortion etc.).

Sink with Kalifornija, do Youth BrigadeO primeiro álbum exclusivo do Youth Brigade, Sound & Fury, veio logo depois. Durante o verão de 1982, o Youth Brigade comprou um ônibus escolar usado e chamou os amigos do Social Distortion para um projeto inusitado: excursionar pelos Estado Unidos de Oeste a Leste, apresentando-se pelo caminho e conhecendo a cena punk americana.

Em 84, mais um disco foi lançado, desta vez o EP What Price. A primeira viagem para a Europa aconteceu logo após: foram 50 shows por Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Holanda, Iugoslávia e Polônia (incluindo uma apresentação inesquecível em Varsóvia para mais de 5.000 pessoas). No inverno de 1985, a banda encerrou suas atividades após Adam partir para cursar artes plásticas.

* Este texto é dedicado ao Serginho Boneyard, grande incentivador da cena hardcore carioca, que nos deixou no final de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>