Conhecida por ‘Yelow River’, Christie tem influência de Beatles

Em 1970, o mundo todo conheceu e ouviu a banda inglesa Christie, natural de Leeds (do condado de West Yorkshire), através de seu maior sucesso, Yellow River (J. Christie), que chegou ao primeiro lugar nas paradas de 26 países vendendo 3 milhões de cópias nos primeiros 15 dias. Formada em 1969 por Jeffrey Christie (baixo e piano), Vic Elmes (guitarra) e Michael Blankey (bateria), tinha 95% de suas canções assinadas por Jeff Christie. Naquele ano do lançamento, não passava por qualquer festa, bar, restaurante ou consultório ileso, sem ouvir Yellow River. Se alguém hoje com mais de 20 anos de idade disser para você que nunca escutou essa balada, pode crer que ela também não deve conhecer a cantiga Parabéns Pra Você (Rsrsrs…).

ChristieDepois de Yellow RiverChristie emplacou o ótimo baladão San Bernardino e, também, Gotta Bee Free e Picture Painter, todas compostas por Jeff. Com tudo isso, a banda desapareceu das rádios e do showbiz da mesma forma com que surgiu: de repente! O fato curioso desse grupo que vinha ralando desde o final dos 60 é que, uma vez composta, Jeff Christie pediu ao seu baterista Mike Blankley que oferecesse Yellow River para seu irmão, o guitarrista Alan Blankey, que fazia parte de outro grupo monstro do rock inglês, The Tremeloes (quem não lembra da canção Silence is Golden?) e recebeu a negativa dos membros, que disseram que “infelizmente o repertório do novo álbum já estava fechado e não poderia ser incluída mais nenhuma canção nele”. Desapontado, Jeff resolveu então gravá-la saboreando um dos maiores sucessos que o pop rock experimentou naqueles tempos.

Christie em Yellow River 2Segundo críticos e historiadores, o som do trio Christie é o mais puro emitido pelos grupos ingleses, afinal, eles se preocupavam em primeiro agradar ao público que os ouvia para, somente depois, tocar as canções rebuscadas e introvertidas que satisfizessem seus egos de ótimos músicos. Basta ouvir I Believe in You, Peace Lovin’ Man e New York City (M. Blankey), algumas das ótimas canções encontradas em seus oito álbuns oficiais (começando por Christie (1970) e terminando com No Turn Unstoned (2013). A banda acabou em 1976, voltando a reunir-se em 1990, e segue até hoje em atividade. Segundo seus músicos, as composições e arranjos das canções que executam tem 100% de influência dos Beatles.

7 thoughts on “Conhecida por ‘Yelow River’, Christie tem influência de Beatles

  1. Tantas lembranças otima banda não é o temos hoje so lixo fank e letras q.não da para nem ouvir doi d.+++ o ouvido
    P.favor acordem para a realidade povo musica é para ser apreciada. Hoje so tem lixo.

  2. Ritmo maravilhoso. No auge da minha juventude, dancei muito essa música!! E ainda danço, é só ouvir !!!!!!

  3. Quando eu ouvi essa música, estava com 13 anos de idade, era o ano de 1970 que maravilha tocava em toda as rádios da época, bares, bailinhos salões, tempo bom que não volta mais que saudade.

  4. Como essa música fez sucesso !!!
    Sabe aquela adolescência, que hoje você olha pra trás e sente saudade, e que yellow river te transporta para aquele tempo.
    E você todo cheio de orgulho diz NOOOSSA EU ESTA LÁ!!!!

  5. Olá, Maria de Lourdes!
    Obrigada pelo comentário. Ou melhor, obrigada por compartilhar essas emoções com a gente (comigo e com o autor do texto).
    Um beijo, Chris Fuscaldo

  6. Em 1976 eu então com 16 anos ouvia pela primeira vez Christie com Yelow Rivera e San Bernardino, musicas que até hoje eu escuto e assisto vídeos. Marcou minha adolescência. Quantas saudades daquela época maravilhosa em que parávamos para ouvir essas músicas. Ainda hoje fico acompanhando por anda o grande músico Jeff Christie.

  7. Eu tinha 13 anos.Fiquei deslumbrado quando a ouvi pela primeira vez. A minha geração viveu os melhores tempos da humanidade. Hoje é tudo LIXO o que vemos e ouvimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>