Mulheres do Brasil: Fernanda Abreu foi a primeira a compor o Rio misturando samba e funk

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos Tag:

Nascida e criada na zona sul do Rio de Janeiro, Fernanda Abreu estreou na música no início da década de 80 como vocal de apoio na banda Blitz. Com o fim da banda, em 1986, ela começou a carreira solo e foi a primeira mulher a compor e cantar o Rio de Janeiro misturando samba e funk. Essas e outras histórias foram relembradas por ela durante a gravação do programa Mulheres do Brasil, que vai ao ar na quarta-feira (29/10), às 23h30, no Canal BIS, com reprises nas quintas (18h30), sextas (9h30), segundas (6h30) e terças-feiras (13h30).

Neste episódio, Fernanda Abreu conta o motivo que a levou a compor e apresenta Você pra Mim, uma das suas primeiras músicas autorais, além de outras composições feitas com parceiros, entre elas: Rio 40 graus, com Fausto Fawcett e Laufer; Veneno da Lata, com o produtor inglês Will Mowat; Tudo Vale a Pena, com Pedro Luis; Baile da Pesada, com Rodrigo Maranhão; e Roda que se Mexe, com Rodrigo Campelo e Sueli Mesquita.

“Eu acho que eu faço um som brasileiro, a minha música é balançada. Não tem jeito, eu sou assim. A música entra pra mim pela veia da dança”, explica ela.

O programa traz declarações de Fausto Fawcett, parceiro e compositor. O violonista, guitarrista, cavaquinista, arranjador, compositor e produtor musical Rodrigo Campelo acompanha Fernanda Abreu no violão.

Até o dia 12 de novembro, a série do Canal BIS trará depoimentos de famosas cantoras brasileiras. Entre as convidadas já passaram pelo “divã” Ana Carolina, que participou do episódio de estreia, Pitty, Tulipa Ruiz, Zélia Duncan, Vanessa da Mata, Fernanda Takai e Joyce. Ainda vêm por aí Isabella Taviani e Mart’Nália. A produção é da Plan Music, com direção geral de Jorge Davidson, direção de vídeo de Bernardo Palmeiro, direção de fotografia de Pedro Paiva, roteiro e entrevistas de Christina Fuscaldo, produção de Bené Benevides e Lana Palmer e pesquisa de conteúdo de Carol Crispim.

One thought on “Mulheres do Brasil: Fernanda Abreu foi a primeira a compor o Rio misturando samba e funk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>