‘The Last Call…’, o disco de 1981 dos ingleses do Anti-Pasti

Posted by Carlos Dias Category: Colaborações

Anti-Pasti e o álbum The Last Cal... (1981)O melhor álbum dos ingleses do Anti-PastiThe Last Call… foi lançado em 1981 e conta com uma versão matadora da clássica I Wanna Be Your Dog, de Iggy Pop e seus Stooges. O punk rock nervoso e rápido tocado pela banda – com uma peculiar afinação aguda da bateria – era um prenúncio da chegada do hardcore.

O grupo começou sua história no verão de 1979, com o guitarrista Dugi Bell e o vocalista Martin Roper. Completando a primeira formação havia ainda o baixista Stu e o baterista Stan. Seus primeiros shows foram em Derby (cidade nativa da banda), além disso eles também costumavam abrir para o U.K. Subs.

Adotando o “faça você mesmo” do punk, a banda gravou e lançou o EP Four Sore Points através do seu próprio selo, o Dose Records, vendendo cópias em apresentações locais e por fanzines. Não demorou muito até o Anti-Pasti chamar a atenção do selo Rondelet Records de Mansfield, especialmente após um show memorável no clube Ajanta, em Derby, por coincidência, a primeira apresentação com os novos membros Will Hoon (baixo) e Kev Nixon (bateria).

A Rondelet relançou o EP Four Sore Points no final de 1980 (em vinil branco) e, em janeiro de 1981, lançou um disco de 45 polegadas com três músicas chamado Let Them Free, em vinil vermelho. Let Them Free foi muito bem na parada independente inglesa. Graças a isto, o promoter John Curd convidou a banda para participar da legendária Apocalypse Punk Tour, com Anti-Nowhere League, Chron Gen, Discharge e Exploited. A grande exposição oferecida pela turnê – mais uma capa na revista Sounds – ajudou este The Last Call… a chegar na 31ª posição na parada inglesa, onde permaneceu por seis semanas.

O EP seguinte, Six Guns, ajudou a manter o Anti-Pasti na parada independente, sendo seguido por shows lotados pela Inglaterra e uma excursão aos Estados Unidos. A banda foi a primeira da segunda geração do punk inglês a fazer shows na América. Entretanto, a pressão a levou ao estúdio antes da hora, o que resultou no fraco single East to the West, que, apesar das boas vendas, deixou os fãs punks da banda desapontados. Este single também marcou a inclusão de mais um membro na banda, o guitarrista Olly Hoon. Entretanto, assim que começaram a turnê para divulgar o LP e o single Caution in the Wind, as coisas não foram muito bem e o vocalista Roper abandonou o barco.

O grupo ainda continuou por algum tempo com quatro integrantes, com o baterista Kev Nixon assumindo os vocais. Em fato, eles chegaram a gravar algum material, incluindo as músicas Gaoler Bring me Water e Til Victory, apesar de nenhuma delas ter chegado a ver a luz do dia, já que a banda encerrou suas atividades em meados de 1984.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>