Daniel Boaventura lança One More Kiss com ‘o repertório da vida’

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Antes de gravar seu primeiro álbum, Daniel Boaventura fez uma lista com as canções que ainda gostaria de registrar como intérprete. Para isso, selecionou o que podemos chamar de “o repertório da vida”. Em 2009, estreou sua carreira fonográfica e pôde começar a realizar seus sonhos musicais. Durante esse tempo esteve envolvido em novelas, musicais, filmes e outros discos – o CD/DVD Ao Vivo e o álbum Italiano, baseado na novela Passione. Só agora, depois de cinco anos do lançamento de Songs 4 U, Daniel conseguiu escolher as novas faixas para seu quarto disco de carreira. One More Kiss foi inspirado no repertório da vida do artista e conta com pérolas que apareceram em seu caminho, além de uma canção inédita.

“Já estava sedento por novas gravações, mas foi ótimo ter esse intervalo entre os dois discos de estúdio. Primeiro, porque o DVD teve uma vida mais longa do que eu imaginava e acabou tendo a turnê estendida. Depois, porque trabalhei muito. Tive tempo para amadurecer a escolha do novo repertório e para planejar melhor o que eu queria de cada música em termos de arranjos e colocação da voz. Descobri que menos é mais e isso mudou o rumo das gravações”, conta Daniel.

A simplicidade da qual Daniel fala é perceptível em canções como Kiss and Say Goodbye. Além de a introdução da música ser bem diferente da original, o intérprete abriu mão do trecho narrado que alçou o grupo The Manhattans à fama na década de 70. Mais ou menos da mesma época, o sucesso de Bob Seger Still the Same também foi simplificado e virou uma linda versão só com piano e voz. Outro exemplo que mostra que o sutil pode ser sofisticado está em Cry to Me. “Essa música foi pano de fundo de uma cena caliente do filme Dirty Dancing. Só que eu quis fazer uma leitura mais simples do que a de Solomon Burke, que é um grande intérprete.”

Cinéfilo assumido, é na sétima arte que Daniel encontra diversas influências para sua música, inclusive One More Kiss, Dear. A faixa que inspirou o nome do disco foi produzida pelo músico grego Vangelis para a trilha sonora do filme Blade Runner, um do maiores clássicos da ficção científica, dirigido por Ridley Scott. Enquanto não faz um CD só com trilhas, o cantor também incluiu no novo CD As the World Falls Down. A admiração começou em 1996, quando Daniel se encantou com a canção feita dez anos antes por David Bowie para o filme Labirinto – A Magia do Tempo. O soul Sittin’ On the Dock of the Bay não está em um filme, mas saiu da cartola enquanto ele assistia ao A Dama de Vermelho.

Daniel Boaventura no CD One More KissDuas pérolas já gravadas por Frank Sinatra, The Lady is a Tramp e My Way – ambas com diversas leituras, mas nenhuma recente – também estão no repertório. Saída do espetáculo da Broadway Babes in Arms, de 1937, a primeira satisfaz o desejo de ter pelo menos uma faixa inspirada em um musical. My Way convenceu o artista pela força que a letra tem e acabou gravada com um novo arranjo. “Fiquei muito tocado com a história de um dos personagens do filme Edifício Master. Henrique foi trabalhar nos Estados Unidos, aproximou-se de Frank Sinatra, disse que era fã e foi chamado ao palco para cantar com ele. Duas vezes por mês, ele abre a janela e coloca My Way no som para os vizinhos ouvirem”, conta o cantor.

Feelings, de Morris Abert, fez parte da trilha da telenovela Corrida do Ouro, exibida pela TV Globo em 1974. Uma das músicas compostas por um brasileiro mais regravadas no mundo conquistou o cantor pela versão mais crua de Nina Simone. Nessa mesma onda, Daniel fez do hit dançante da banda The Greg Kihn Band, Jeopardy, um jazzy sofisticadíssimo. Outra gravação inspirada em uma leitura não original, I Wanna Be Where You Are ficou pop, mas sem exageros: a canção foi lançada por Michael Jackson em seu primeiro disco após sair do Jackson 5, mas Daniel curte mesmo a versão do cantor e violonista porto-riquenho José Feliciano.

A inédita foi mais um presente da cantora e compositora americana Diane Warren, que já havia enviado uma canção para o primeiro disco de Daniel Boaventura. O artista registrou a belíssima Time Stand Still com a ajuda da cantora holandesa Trijntje Oosterhuis. “Um dos meus arranjadores, o Marco Brito, comentou que estava em um show e conheceu uma holandesa, dona de vozeirão, que estava de férias no Brasil. Fui atrás e fiquei impressionado. Acabei descobrindo que ela já gravou com nomes do jazz que admiro muito, como o gaitista Toots Thielemans. Foi uma experiência maravilhosa!”

Com produção de Guto Graça Mello, One More Kiss é o bom resultado e a prova de que o multifacetado Daniel Boaventura tem se focado cada vez mais em sua carreira de cantor.

*Release confeccionado para a Universal Music.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>