Clarice Falcão, Brunno Monteiro, Vanguart e Emicida fazem o Faro MPB

Posted by Isabela de Sousa Category: Colaborações

Após trazer ao palco shows de artistas como Tulipa Ruiz, Criolo, Nina Becker e Céu, o Festival Faro MPB chegou à quarta edição a todo vapor. Com a apoio da PUC-Rio e da marca Reserva, a apresentadora Fabiane Pereira, Léo Feijó, Leonardo Lichote, Miguel Jost e Pedrinho Salomão trouxeram dois dias de apresentações à casa de shows Miranda, com a participação do DJ Marcelinho da Lua nos intervalos.

Faro MPB - Clarice FalcãoA responsável por abrir a edição de 2013, no dia 3 de outubro, foi a cantora e atriz Clarice Falcão – Artista Faro do mês de Setembro. No palco, Clarice atua muito bem nas duas funções: além de cantar acompanhada por Ricco Viana (seu primo) e Beto Lemos (a quem ela chama de “homem-polvo”, já que Beto se divide entre vários instrumentos), faz piada entre uma música e outra, talvez para disfarçar certa timidez que ainda aparece no palco. A novata-porém-concorrente-a-um-Grammy começou o show com a sarcástica “Eu Esqueci Você”. Assim como em seu álbum de estreia, “Monomania”, o show é recheado de canções bem-humoradas sobre casos desastrados de amor, incluindo a canção que fez em “homenagem” ao seu namorado, o ator e colega de elenco no canal Porta dos Fundos, Gregório Duvivier, “Essa é Pra Você”.

A segunda atração do dia foi o cantor Brunno Monteiro, carioca de 26 anos que foi o Artista Faro do mês de Outubro. Ele apresentou Faro MPB - Brunno Monteiromúsicas de seu CD lançado recentemente, o energético “Ecos da Rua”, e teve a participação do músico Pedro Luís e de Vulgue Tostoi (Marcello e Junior, sendo que este último gravou instrumentos com Brunno em seu disco e ainda ajudou a distorcer mais o som do músico). Apesar da plateia não estar cheia, Brunno esquentou a noite com suingue e peso das guitarras em músicas como “Na Gaveta” e “Semântica”.

Já na segunda noite de festival, boas surpresas. Apesar de atrações tão diferentes entre si, o público estava empolgado e cantando junto todas as músicas. Para abrir a noite, o folk da banda mato-grossense Vanguart esquentou os corpos e corações com músicas do recém-lançado “Muito Mais Que o Amor”, além de outros sucessos de uma década de estrada. O ponto alto do show ficou por conta da convidada pela banda, Paula Toller. Paula havia elogiado o trabalho de Helio Flanders e cia. na imprensa e eles, logo que souberam, começaram a fazer convites à cantora. Entre as músicas tocadas, um cover (LINDO!) de “Harvest Moon”, do Neil Young. Destaque também para a entrada da cativante Fernanda Kostchak, que se espalhou pelo palco e trouxe ótimos arranjos com seu violino.

Pra fechar o festival, Emicida chegou abalando as estruturas. Acompanhado pelo também rapper Rael da Rima, Emicida puxou um Faro MPB - Emicidacoro alto de vozes, que cantava todas as músicas e jogava os braços para cima. O cantor improvisou, dançou e brincou com o público, mas também falou sério: dedicou a música “Levanta e Anda” a todos os professores que estão protestando pela melhoria da educação. “Um dia eu vi um carro na rua com um adesivo escrito: ‘sem advogados não se faz justiça’. Aí eu pensei: ‘é, e sem professores não se faz porra nenhuma’”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>