Se 1% comprasse a biografia de Zé Ramalho, venderia mais de 2 livros

Posted by Chris Fuscaldo Category: Shows e eventos

Zé Ramalho no Vivo RioO público carioca estava com saudade de Zé Ramalho… Sem fazer show na cidade onde mora desde antes de ser submetido a uma cirurgia no coração, o músico paraibano lotou o Vivo Rio, que tem capacidade para 5 mil pessoas, e ainda ganhou um coral afinado com suas músicas e com seu tom. No show “Sinais dos Cantos”, no sábado (03/08), Zé atacou com seus clássicos e agradeceu pelo carinho dos fãs, dos familiares (estavam lá os filhos João, Maria M., José e Linda) e dos médicos responsáveis por sua revascularização miocárdica, que foram à casa de shows prestigiá-lo.

“Quatro dos meus seis filhos estão aqui e os médicos que me deixaram pronto para voltar ao palco, também”, avisou o cantor.

Zé Ramalho no Vivo RioZé apresentou o mesmo show a que assisti em Curitiba. E, mais uma vez, senti falta das músicas de seu ótimo disco, “Sinais dos Tempos”, lançado em 2012. Não que eu não seja apaixonada pelos clássicos que ele entoou (“Vila do Sossego”, “Chão de Giz”, “Garoto de Aluguel” e “Admirável Gado Novo” foram só alguns deles). Sou, sim. Tanto que, já em “Avôhai”, não consegui segurar o choro. Mas também sou grande admiradora do Zé Ramalho renovado, das canções mais recentes, que revisitam sua obra de outras formas. Leia esse post antigo para entender do que falo.

Sobre o choro, bom, tenho mil motivos para me emocionar com essa e tantas outras canções de Zé Ramalho. Um deles é o fato de estar trabalhando em uma biografia do artista que ainda não conquistou uma editora. Há também alguns motivos para isso. Compreendo quando um editor me diz que o jurídico da editora não aconselha apostar em um livro deste gênero desde que Roberto Carlos conseguiu através da Justiça recolher das livrarias a biografia de Paulo César de Araújo, “Roberto Carlos em Detalhes”. Mas não respeito o editor de não-ficção – como eles chamam os que avaliam projetos de biografia e que não deveria ser um profissional ignorante a ponto de não conseguir fazer uma pesquisa sobre o tema proposto por quem lhe apresenta o projeto – que chega ao ponto de dizer: “Zé Ramalho vai vender dois livros!” E olha que um desses me falou exatamente isso muito antes de Roberto Carlos fazer essa lambança que fez com nós, profissionais do texto.

Zé Ramalho por Ricardo NunesChorei de raiva desse e de outros que me falaram outras abobrinhas, quando Zé começou a tocar seu maior clássico, dedicado ao avô que o criou, José Alves Ramalho, de quem vi uma foto ao visitar a casa de Zélia Pordeus  Ramalho, tia de Zé, em João Pessoa, na Paraíba. Chorei mais ainda quando, ao começar “Vila do Sossego”, o músico paraibano ganhou apoio vocal de uma plateia lotada. Fiquei imaginando… Se tinham ali 5 mil pessoas e pelo menos 1% desse público comprasse o livro com a história do ídolo, eu já teria 50 leitores. E, se 1% daquela plateia de 3.400 do Master Hall, em Curitiba, com a qual me envolvi em junho, fizesse a mesma coisa, eu teria mais 34 compradores. Com 1% dos fãs que cantavam junto com Zé no Marco Zero, no Carnaval de Recife de 2010, no qual eu estava presente, acho que pelo menos 500 livros seriam vendidos.

Zé RamalhoÉ claro que sei que a conta não é essa. Estou só conjecturando uma hipótese, numa tentativa de me livrar desse sentimento de tristeza em relação a essa situação, contra a qual sigo lutando do meu jeito: colocando-me à disposição para conversas com políticos, artistas, editores e jornalistas; investindo sozinha na pesquisa sobre a vida e a obra de Zé; e estudando o assunto no mestrado, coisa que tem me feito correr mais e mais com o processo de produção do livro. Ou seja, com ou sem apoio, espero tê-lo escrito até o fim do meu curso.

Bom, mas, pelo que me lembro, esse post era sobre o show do Vivo Rio. Acho que muito já foi dito no post sobre o show de Curitiba, e o diferencial também foi exposto no início desse texto Agradeço aos que chegaram até aqui e a Zé por mais essa injeção de inspiração. Como moradora do Rio, devo admitir: Sim, eu também estava com saudade de vê-lo tocar na cidade em que moro.

Fotos de Marco Amarelo, exceto a da plateia, que foi enviada por Ricardo Nunes.

5 thoughts on “Se 1% comprasse a biografia de Zé Ramalho, venderia mais de 2 livros

  1. Minha cara, não dê ouvidos a estes editores medíocres que se enclausuram em suas posições nestas grandes editoras. Zé Ramalho, é um dos melhores músicos deste país e posso garantir a você que a sua biografia, vai ser um sucesso; eu como sou grande fã já garanto o meu exemplar, e comprarei alguns para presente.
    Força e coragem na sua caminhada, que acredito que você será vencedora.

    Abraços

    Amarildo

  2. boam chistina fuscaldo

    quero comprar o livro para o acervo cultural ze ramalho, em brejo do cruz, me avise quando estiver a venda,

    abraços

    Aurilio Santos

  3. Cristina…um livro eu quero pra mim,e o de Aurílio eu compro e vou entregar a ele lá em Brejo do Cruz,pra ele colocar no acervo de Zé Ramalho.Aproveito pra conhecer o acervo que ele tem.Sou FÃ de Zé Ramalho,e ele merece todas as homenagens possíveis,nós que somos fãs quem temos que fazer isso.PARABENS,vá em frente,e deixe dois pra mim.Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>