Fafá de Belém: ‘Era hora de mostrar meu olhar sobre Nossa Senhora’

Fafá de Belém em Amor e FéLogo depois que Roberto Carlos lançou no seu álbum de 1993 a música “Nossa Senhora” , uma parceria dele com Erasmo Carlos, Fafá de Belém incluiu a homenagem à Rainha do Céu em seu repertório de shows. Inspirada pela promessa de visita ao Brasil feita pelo Papa Francisco, a cantora paraense tomou coragem e pediu ao Rei para gravá-la. A canção está no EP “Amor e Fé”, que acaba de chegar às lojas.

“Eu sempre achei que era uma ousadia pedir a liberação para gravar essa música, mas criei coragem e ele foi muito generoso. A vida me levou para um lado e para o outro e, com a escolha de Francisco para o cargo de Papa, o primeiro latino, achei que era hora de mostrar meu olhar sobre Nossa Senhora”, declara Fafá.

O álbum traz quatro músicas de peso. Além do sucesso de Roberto Carlos, Fafá fez uma leitura de “Ave Maria”, transformando em bossa nova a oração em honra a Maria, mãe de Jesus. Canção já famosa por ter embalado o Círio de Nazaré em Belém – uma das maiores manifestações religiosas do mundo -, “Eu Sou de Lá” foi composta pelo Padre Fábio de Melo e também está no CD.

Fafá de Belém - Amor e Fé“Lançamos a música no Círio de Nazaré e virou um hino, porque o Padre Fábio de Melo é muito amado na minha terra. Trouxe ela para o EP e toda a renda de direitos autorais é revertida para a Arquidiocese de Belém”, diz Fafá. “O Círio é mais importante do que o Natal aqui. Temos uma intimidade com Nazaré. Chamamos ela de mãe, irmã, confidente… ela é a mãe do povo do Pará!”

Para agradecer à Igreja por ter acolhidos os perseguidos durante a ditadura em diversos países, Fafá regravou “Gracas a la Vida”, clássico de Violeta Parra. “Essa música sempre me tocou muito. Era tida como subversiva, mas Violeta Parra levantou a voz da América Latina com ela”, diz.

O disco era um desejo antigo de Fafá, que tem essa religiosidade desde seu nascimento. Segundo a cantora, ela foi prometida para Nossa Senhora de Fátima quando caiu doente, recém-nascida: “Cresci com a imagem dela espalhada pela casa toda. Minha vida sempre foi assim, com essa relação próxima e tendo a fé como uma alegria!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>