O Teatro Mágico lança DVD, faz shows e muda a história da TV Globo

O Teatro Mágico em foto de Luiza Prado“Estamos aqui porque ainda somos incomodados!”

O Teatro Mágico está aí mais uma vez no formato DVD. E, pra variar, o novo lançamento chega cheio de novidades. O segundo vídeo da trupe de Fernando Anitelli é resultado de um estudo mais apurado em busca de um resultado ainda melhor. Com figurinos reformulados, seguindo o estilo do musical “Os Miseráveis”, e com novas peças cênicas – além de um novo guitarrista, Daniel Santiago, que assina a direção musical desse espetáculo – “Recombinando Atos” é o retrato do incômodo que incomoda pra valer o líder do grupo. Como acomodado ele nunca está, Anitelli e O Teatro Mágico apresentam essa sua nova versão em São Paulo, em 3 e 4 de maio no Credicard Hall, e no Rio, no dia 11, na Fundição Progresso. No dia 25 de maio, o grupo se apresenta no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte.

“Essa é a sina de quem se propõe a fazer arte da maneira que a gente faz, independente, o que nos torna dependente de muitas coisas. Não podemos nos tornar cover de nós mesmos, afinal, somos uma companhia artística. A cada álbum, trazemos pessoas novas pra somar musicalmente e artisticamente. Temos que ser pessoas incomodadas. Quando acreditarmos que somos um fenômeno da internet, vamos ter que parar tudo porque perdeu o sentido. Para o DVD, fizemos um estudo cênico sobre cada coisa colocada no palco”, diz Fernando Anitelli.

As performances também estão mais apuradas, segundo Anitelli. Ao vivo, é possível perceber. No DVD, a fotografia e a direção valorizam cenas como a do lustre que, na verdade, é um, aparelho feito especialmente para os artistas usarem durante a canção “Perdoando o Adeus”: “A diferença do DVD para o show é que, ao vivo, apresentaremos canções que não entraram no DVD. Em São Paulo, no dia 3, haverá participação de Ellen Valéria, e, no dia 4, de Pedro Munhoz, trovador do Sul e autor de ‘Canção da Terra’. No Rio, a cantora Céu abre o show e Hamilton de Holanda (bandolim) toca com a gente.”

Música citada por Fernando, “Canção da Terra” entrou na novela “Flor do Caribe”, trazendo mais essa novidade para O Teatro Mágico. Mas ele só aceitou assinar contrato com a Som Livre, gravadora oficial das trilhas sonoras da TV Globo, sob duas condições: que não alterassem a letra e que mantivessem a música disponível para download.

“A música fala sobre ‘ser e ter o sonho por inteiro, ser sem terra e ser guerreiro, com a missão de semear, romper a cerca da ignorância’. Poder falar isso dentro de um canal que atinge tantas pessoas é uma vitória grande! E a Som Livre fez o primeiro contrato de música livre da sua história. A canção faz parte do catálogo da gravadora, mas ainda pode ser baixada e compartilhada. Vitória! Entramos pela porta da frente num meio tão gigante, trazendo esse teor e essa relação que sempre tivemos com a economia da música”, comenta Anitelli.

Lançado também como CD, “Recombinando Atos” traz quatro músicas inéditas: “É Ela”, “Todos Enquantos”, “Quando a Fé Ruge” e “Perdoando o Adeus”. Entre os sucessos estão “Pena”, “Amanhã Será” e “O Anjo Mais Velho”. “A gente mesclou canções do primeiro, do segundo e do terceiro álbuns. As novas apontam para o caminho que estamos seguindo. ‘Perdoando o Adeus’ fala sobre a relação humana, a batalha interior e pessoal. É uma música com saudade porque escrevi para meu irmão, que foi morar com Papai do Céu no ano passado (Rodrigo Anitelli foi vítima de um câncer). A vida anuncia e renuncia a morte dentro de nós. O texto relata a luta dele. ‘Quando a Fé Ruge’ fala da mulher: ‘Quando há ferrugem no meu coração de lata é quando a fé ruge e meu coração dilata”, adianta o cantor, compositor, musicista, ator e circense.

Daniel Santiago é coautor das duas canções das quais Fernando falou e de “Amanhã Será”, que tem também a parceria de Gustavo Anitelli, o outro irmão de Fernando. Segundo o líder da companhia, sua chegada mudou um pouco a história de O Teatro Mágico: “Daniel é um fenômeno. O cara é um compositor de grande sensibilidade e vem dessa leva de ótimos musicistas instrumentais, que reúne Hamilton de Holanda. Ele trouxe pra gente essa influência de 14 Bis, Clube da Esquina. E trouxe essa excelência aos arranjos, uma estética sonora distinta do que vínhamos fazendo. Conheci o Daniel quando gravei meu álbum solo. Ele produziu algumas canções comigo”.

Além de Fernando (voz, violão, guitarra) e de Daniel (guitarra e direção musical), O Teatro Mágico se completa com os músicos Thiago Espírito Santo (contra-baixo), Rafael dos Santos (bateria), Galldino (violino), Guilherme Ribeiro (teclados) e os artistas performáticos Mateus Bonassa, Andrea Barbour e as gêmeas Natalya e Nayara Dias. “O Thiago está na capa da revista ‘Bass Player’ deste mês. O Rafa Black é ótimo, veio de Brasília. O Galdino no violino é fera e Guilherme também arrasa nos teclados”, exalta.

Fernando Anitelli fala sobre ‘Recombinando Atos’ em vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>