Hits e raridades de Gretchen são reunidas na coletânea ‘Charme, talento e gostosura’

Gretchen subiu ao palco do Galeria Café nesta quarta-feira para o lançamento da coletânea de sucessos que acaba de sair do forno. Produzido por Rodrigo Faour, “Gretchen: charme, talento e gostosura” traz hits e raridades dos anos 70 e 80. O álbum inaugura uma série de lançamentos do selo Microservice, que licenciou o catálogo da antiga Copacabana Discos. No encarte, fotos das capas de vários de seus LPs e compactos e ainda um texto do autor sobre sua importância em termos de comportamento na evolução de nosso universo musical pop.

Leia um texto de Rodrigo Faour sobre Gretchen:

“Quem foi criança, marmanjo ou velho babão na virada dos anos 70 para os 80 sabe muito bem o furor que Gretchen causava quando aparecia na televisão. Era uma espécie de chacrete que dançava com roupas sumárias e rebolava muito ao som de músicas divertidas, de acento latino e, mais do que cantar, chamava a atenção por seus gemidos e gritinhos proferidos durante suas apresentações. Pois este CD lançado pela Microservice dá conta de todo seu charme, talento e gostosura para nos tirar da sisudez e caretice dos tempos atuais, caindo de cabeça no terreno kitsch-dançante de suas gravações divertidas e hilariantes registradas na antiga Copacabana Discos, entre 1978 e 1987 – auge de sua carreira. Seus três indefectíveis sucessos – Freak le boom boom (1979), Conga conga conga (1980) e Melô do piripipi (1981) – que venderam milhões, principalmente em compactos – se alternam com outras 11 faixas que vão surpreender muita gente pela atualidade das batidas dançantes que não querem nada além de sacudir o esqueleto e provocar a imaginação geral. Vai da discothèque Dance with me (1978), seu primeiro hit, que logo depois foi esquecido – até a faixa-título, um presente – quem diria! – de Jorge Ben, na qual ela aparece em dueto com o “guitarreiro” Luís Wagner. E tem mais! Que tal um cover de Freddie Mercury (I was born to love you)? Ou um remake da dança do pata pata, de Miriam Makeba (Melô do Pata pata) e do break dos anos 80 (Break boom boom)? Tem ainda um samba-funk que emula Carmen Miranda, além de um flerte com as mil e uma noites, porque nenhuma dançarina moleca como ela é de ferro (Allah-la-ô, my love). Para completar, como é difícil ouvir Gretchen dissociada de seu visual exuberante, temos um encarte delicioso com diversas capas de LPs e compactos que marcaram época, além de um texto biográfico e informativo que ajuda a decifrar o fenômeno. É ouvir – e soltar a franga.”

 

10 thoughts on “Hits e raridades de Gretchen são reunidas na coletânea ‘Charme, talento e gostosura’

  1. Muito bom poder ter ai no mercado mais um lançamento de coletâneas Gretchen, artista que tanto adimiro e prezo, são 36 anos de delícias no cenário da musica pop, super Rainha, não tem pra ninguem, realmente muito melhor que a Madonna, Beijos e sucessos sempre mais……

  2. ha tempo queria ter comprado uma coletanea da gretchen e nao encontrava passei numa livraria e fiquei contente quanto vir esse cd que é show muito legal com musicas que jamais imaginava que gretchen tinha cantado:I was born to love you de Fredie Mercury e sem contar com a qualidade e produção.

  3. amo a gretchen desde quando ela ainda se apresentava no show de calouros e no bolinha, e no carlos imperial. poxa se querem fazer uma surpresa para os fãns dela assim como eu alberto, pow poderiam por todas as musicas desde o 1 compactor dela chamado: dance with me, que foi lançado quando ela saiu das melindrosas poxa . faltam muitas musicas nesta coletania me desculpem como : DANCE WITH ME. CONGA, CONGA CONGA, MELLO DO PATA PATA, DO PIRIPIP, ALLAH LA O MY LOVE, BATE BATE CORAÇÃO, FREACK LE BOOM BOOM, OUTRA VEZ MULHER, ENTRE OUTRA POXA FASSAM ENTÃO UM PRESENTE COMPLETO NE? MAS AINDA ASSIM ALGUNS FANS IRAM GOSTAR MAS SE TIVESSE TODAS ESSAS E OUTRA AI SIM SERIA O CD DO ANOOOOOOOOOOOOOO ABRAÇOS ALBERTO

  4. TEM AI NESSE CD AS MUSICA : MY NAME IS GRETCHEN? TEM O LP COMPELTO DO PATA PATA? O QUE ELA VEM DE PATINS? SE TIVER AGRADEÇO

  5. acho que ela nos deu muitas alegrias e foi uma cantora que mesmo que brega para algumas pessoas FALO POR MIM ELA ME DEU MUITAAAAAAAAA ALEGRIA pois vivendo nesse nosso mundo que temos tantos problemas nada melhor do que vela no qual é a musica disputando e mostrando seu talento. gentem gosto é igual a c…………. cada um tem o seu e nen tudo agrada a todos, e por favor guardem suas oiniões pra vc mas eu a amo e sou fã dela até hoje, e se tivesse que comprar todos os vinis da epóca de 80 comprarias os pois ela foi e sera sempre a MINHA GRETCHEN. E QUEM FALA O QUE QUE OUVE O QUE NÃO QUER OK?

  6. ELA TEVE E CONTINUA TENDO CHARME TALENTOOOOOOOOOOOOO E …………. GOSTOSURAAAAAAAAAAAAAA E SERA SEMPRE A GRETCHEN ENTENDERAMMMMMMMMMMM????????????

  7. por favor moderadores aceitem minhas opiniões pois sou sincero, direto, e objetivo e tenho livre espontanêa vontade e livre arbitrio de expor o que sinto sobre ela por favor. pois tenho certesa que se outros outras fã tivessem essa chance de ver esse lançamento do cd fariam seus comntários como eu fiz 4 ok agradeço abraços e todos e estou feliz por terem feito esse cd e relembrarmos esses bons tempos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>