Líder d’O Teatro Mágico, Fernando Anitelli segue independente em seu voo solo

Posted by Chris Fuscaldo Category: Entrevistas

O processo alérgico que fez com que Fernando Anitelli tivesse que diminuir o ritmo de shows com O Teatro Mágico fez com que o líder de um dos maiores fenômenos do início do século XXI conseguisse se concentrar para sua estreia em carreira solo. Depois de alguns shows acompanhado por apenas dois músicos, Anitelli gravou músicas engavetadas e lançou “As claves da gaveta”. Como todas as faixas da trupe circense, musical e política, o álbum saiu de forma independente porque as gravadoras que tentaram negociar com Fernando não aceitaram a ideia de ele poder vender as músicas também à sua maneira. O músico paulista fala ao GarotaFM sobre o disco, os planos para o Teatro Mágico e outros projetos.

GarotaFM: O que significa “As claves da gaveta”?

Fernando Anitelli: São as minhas músicas que estavam engatadas e resolvi jogar na rede, trazer à tona. E por este motivo, por estar guardando meu rebento na gaveta, estava pensando em algo como: da gaveta para a nuvem. Aí faleicom um amigo e compositor meu parceiro, Danilo Souza, que pensou umpouco e me logo deu a sugestão do nome: As claves da gaveta. Goste! Meus rebentos sonoros que tomaram vida!

GFM: Fale sobre a opção de lançar o disco de forma independente. Chegou a pensar ou procurar alguma gravadora ou preferiu assumir o trabalho todo sozinho?

FA: Não pensei não. Resolvemos trabalhar da mesma maneira que a gente játrabalha com O Teatro Mágico, fazendo o trabalho com o público que a gente sempre fez. Algumas gravadoras chegaram a conversar com a gente, mas quando eu perguntava: a música pode ser livre? posso vender por 5 reais pro meu público? Barrava aí… Claro que seria interessante ter uma gravadora que investisse na gente, mas eles estão perdidos, não sabem o que fazer com relação a um trabalho livre como o nosso.

GFM: O que acontece com o Teatro Mágico nessa fase Fernando Anitelli solo?

FA: Estamos em preparação para o próximo trabalho. O Trio é um projeto paralelo. Estamos gravando o terceiro CD do Teatro e se preparando para o lançamento do novo trabalho, produzindo novos cenários, figurinos, números de circo, novas músicas… Neste período de pré-produção também estamos fazendo shows. Fizemos São Leopoldo/MG semana passada e acabamos de fechar uma apresentação no Festival Lupalula, dia 14/5, em Curitiba.

GFM: Uma vez, você comentou que estava tendo alergia à maquiagem. Pode falar sobre isso e dizer se a pausa com o TM tem a ver com isso?

FA: Tem um pouco deste componente sim. Eu tive um ataque alérgico movido acansaço e baixa resistência, mas não uma alergia aos cosméticos. Mas o projeto solo já era uma necessidade minha.

GFM: Você sempre quis ter uma carreira solo ou foi uma necessidade que veio depois de algum tipo de desgaste ou cansaço de comandar uma trupe (coisa que nunca é muito fácil, ainda mais no mercado independente)?

FA: Eu sempre quis fazer vários projetos. Fazer O Teatro Mágico, o Madalena 19, o Trio, quero fazer um disco infantil, trabalhar comquadrinhos, teatro… É uma necessidade do compositor, daquele que trabalha com letra, arranjos, por mais que a música seja uma coisa intuitiva pra mim, quero trabalhar com outras equipes, outras áreas…

GFM: Você andou se apresentando em trio. Como vai ser a formação para o show de lançamento deste CD?

FA: A ideia é traduzir esta sonoridade assim mesmo, em trio.

GFM: Fale um pouco sobre a mescla de ritmos do repertório e sobre seugosto/formação musical.

FA: No CD são basicamente canções que o meu pai já tinha disponibilizado para o público em voz e violão. São as músicas que o povo sempre pedia e fui pensando os arranjos para contar cada história. Buscamos ritmos afros, pesquisamos algumas coisas do álbum Graceland do Paul Simon, do Vera Cruz do Milton Nascimento… e jazz, uma pitada de cada coisinha. Recontei a história das músicas.

GFM: Vai ter um DVD também? É show ou estúdio? Já foi gravado? Onde e quando?

FA: É um making off do CD + o clipe de Cuida de Mim, música que está no disco. Traduz o que a gente pesquisou, o momento de pesquisa, a gente em estúdio…

11 thoughts on “Líder d’O Teatro Mágico, Fernando Anitelli segue independente em seu voo solo

  1. fernando não deixe acabar o teatro magico pois vcs estão tds os dias na boca da minha pequena Rafa, q um dia vc quiz se casar com ela rsrsrs lembra, desdo primeiro contato com vcs na livraria saraiva no shopping morumbi nunca mais esquecemos o quanto vcs do TM sao importantes para nos e principalmente sao frutos de nossa cidade que em meio de tantas dificuldades, existe vcs q representam com muito brilho nossa OZ. continue teatro magico pq SO ENQUANTO EU RESPIRAR VOU ME LEMBRA DE VCS … felicidades é q nos da familia da Rafa desejamos a vc e tds do TM….

  2. Fernando, parabéns pela tua música, As Claves ficaram mágicas, não consigo deixar de ouvir ! Saudades de você, fds que vem, vou à Batatais no show do TM ! Não deixar a poesia sair dos meus dias… O Teatro mágico é a esperança que não me acompanhava, como diria Jânio… Obrigada por existir e por trazer paz e bem ao meu coração todos os dias ! Cê me inspira pra eu te respirar ♪

  3. O Teatro Mágico é a fonte de poesia e cultura para nossa vida!
    Nosso pais está sedento de cultura e poesia
    Teatro Mágico você é o remédio!!!

  4. Maravilhoso! daquelas musicas q a gente nao cansa de escutar! sou apaixonada pelo trabalho do Fernando!! quem nao conhece deveria ouvir… é bom demais!

  5. Conheci recentemente e me apaixonei. Divulgo o quanto posso, ouço alto no som do carro e canto junto.
    Adorei o trabalho, a musicalidade, a poesia.

    Parabenizo a iniciativa do grupo.

    Desejo sorte a todos.

    Eliete Rosa de Lima

  6. O TM é a coisa mais perfeiita que eu tenha ouvido nos últimos tempos. Senti uma vontade imensa de comentar aqui, e expor tudo que eu sinto quando escuto esse trabalho maravilhoso feito por vocês.. é como uma espécie de imersão em um mundo realmente mágico, me emociona.. me faz ri, me traz sensações que talvez poucos artistas tenham me causado. Eu parabenizo o Fernando por esse trabalho lindo e peço a Deus que continue abençoando cada vez mais a simplicidade dessa perfeição que são vocês !

  7. Lê-lo, ouvi-lo, vê-lo… quaisquer que sejam os sentidos usados, faz com que desperte o melhor em mim. Apaixonada, simplesmente assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>