Regina Spektor e Dave Matthews Band se destacam no tranquilo segundo dia de shows no SWU

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos

Matéria publicada no site do jornal O Globo em 11/10/2010 (leia aqui)

Regina Spektor / Divulgação Inpress

Regina Spektor / Divulgação Inpress

ITU, SP – O Segundo dia de SWU Music and Arts Festival foi calmo, com pequenos ajustes ainda sendo feitos e público vibrante para todas as atrações programadas. Com os shows começando pontualmente e os artistas se alternando entre os palcos (principais e do mesmo tamanho) Água e Ar, quem foi para assistir a Jota Quest, estava ali na frente do primeiro pouco depois das 15h30m cantando “Encontrar alguém”e “Do seu lado”. Quem foi pelo Capital Inicial, fincou os pés perante o Ar após 16h40m para acompanhar Dinho Ouro Preto e companhia no clássico “Fátima” e na nova (do álbum “Das Kapital”) “Depois da meia-noite”. Na medida em que a noite ia caindo, o movimento ia aumentando e, para Regina Spektor, que se apresentou sob o céu colorido do sol poente, a plateia fez reverência em peso. E Joss Stone, Dave Matthews Band e Kings of Leon deixaram a fazenda Maeda cheia de gente.

O som falhou durante o show do Jota Quest, deixando a plateia apreensiva, afinal, programação estava apenas começando. Sábado, o problema aconteceu apenas no último show, do Rage Against The Machine .

– O som falhou em um dos shows mais importantes das nossas vidas – gritou Rogério Flausino, no palco.

Na plateia, a pergunta era: “será que hoje o som vai parar também?” Mais tarde, assistindo ao Dave Matthews Band da plateia, o vocalista explicou que foi a mesa de som da banda que deu problema. Até então estava difícil acreditar na declaração do coordenador de produção Caco Lopes, que na sala de imprensa dizia que a falha no show do Rage Against The Machine, no sábado, ocorreu por causa do equipamento da banda.

– Nós oferecemos uma parte do equipamento: caixas, PAs, monitores, iluminação… é tudo top de linha, os mesmos usados nos principais festivais do mundo. Temos duas houses independentes e as bandas trazem suas mesas de som, principalmente as estrangeiras. No show do Rage, o problema foi com a mesa deles – disse Caco Lopes.

De fato, tudo correu muito bem nos shows que se seguiram. Teve ainda Ilo Ferreira, O Teatro Mágico e Sublime with Rome nos palcos principais e nomes como Lucas Santtana, Tulipa Ruiz e Otto no Palco Oi Novo Som. Nick Warren, Roger Sanchez e Markus Schulz agitaram a Tenda Eletrônica Greespace.

Dave Matthews / Divulgação Inpress

Dave Matthews / Divulgação Inpress

Regina Spektor surpreendeu: com piano, violino, violoncelo e bateria, ela conseguiu prender a atenção e, até nos momentos mais intimistas, a plateia ou fez silêncio ou cantou junto. Feliz com a recepção e cheia de frio – “Da próxima vez, quero vir no verão”, declarou, no palco – a cantora russa não cansou de dizer “obrigada”. O Sublime colocou todo mundo pra dançar e Dave Matthews Band contou com um coro bonito de se ver. Além de agradecer, Dave ressaltou as “caipirinhas”.

A plateia mais perto do palco estava calma. Mas, na Área Premium, havia mais gente do que poderia caber, gerando nas pessoas um certo desconforto a cada tentativa de sair da frente dos artistas para ir ao banheiro ou buscar uma bebida. Para a organização, Caco Lopes declarou que mais 54 seguranças foram contratados e uma nova banda foi implementada, já que a tecnologia gerou uma série de problemas no sábado. No primeiro dia de SWU, as 48 mil pessoas presentes ficaram sem ter como comprar fichas de bebidas perto do final do evento e sem sinal para usar telefones celulares de qualquer operadora. A internet também não funcionou bem o dia todo. No domingo, o problema maior foi a falta de comunicação: acessos ao estacionamento, às áreas de alimentação e até mesmo à sala de imprensa e ao backstage (para quem estava credenciado) mudaram e os seguranças não sabiam explicar onde nem por quê, fazendo as pessoas gastarem mais sola de sapato (ou pneus) para chegar onde queriam.

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

One thought on “Regina Spektor e Dave Matthews Band se destacam no tranquilo segundo dia de shows no SWU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>