Primeiro show do Jota Quest na Argentina dá a largada para nova fase da banda: plano de carreira inclui um disco em espanhol

Posted by Chris Fuscaldo Category: Trabalhos Tag:

Matéria publicada no site da Megazine em 30/08/2010

Christina Fuscaldo*

Jota Quest no Roxy Club / Lluis Miras

Jota Quest no Roxy Club / Lluis Miras

BUENOS AIRES, Argentina – Noite de segunda-feira, 23 de agosto, em Buenos Aires, capital e maior cidade da Argentina. Acostumada a tocar para públicos de 10 a 40 mil pessoas, a banda brasileira espera não mais do que 200 no Roxy Club – uma casa de shows comparável ao Teatro Odisseia, do Rio de Janeiro – para seu primeiro show na América Latina, fora do Brasil. Rogério Flausino (voz), Marco Túlio (guitarra), PJ (baixo), Márcio Buzelin (teclado) e Paulinho Fonseca (bateria) acabam de gravar um disco em espanhol em um lugar onde ninguém os conhece, a não ser os brasileiros residentes. Foram eles, aliás, que ajudaram a agitar a festa e a embalar a outra parte da plateia.

Rogério e Marco discutem o set list com Rafael Vila / Christina Fuscaldo

Rogério e Marco discutem o set list com Rafael Vila / Christina Fuscaldo

“Flausinho, Flausinho!”, gritava uma argentina depois de ouvir pela primeira vez versões em espanhol de sucessos como “Na Moral” e “La Plata”. Flausinho, ou melhor, Flausino passou uma hora em cima do palco tentando conter o nervosismo de cantar pela primeira vez em espanhol. Em seu tempo livre, o cantor está estudando o idioma Belo Horizonte, onde mora. Com a ajuda da sua professora e da backing vocal Magali, as canções ganharam outros nomes. “Do seu lado” transformou-se em “Atulado”, “Planeta dos macacos” agora é “Planeta de los simios” e “Encontrar alguém” passou a se chamar “Encontrar a alguién” e virou single de trabalho na Argentina.

– Tô nervoso. É como um recomeço – declarou Flausino, minutos antes de entrar em cena, em um camarim pequeno, comparado aos que o Jota Quest costuma ocupar.

Para os outros, a dificuldade foi um pouco menor, afinal, as músicas do repertório do disco e do show de segunda são as mesmas que eles vêm tocando nos últimos 17 anos. No camarim, enquanto Flausino e Marco Túlio preparavam o set list, Paulinho mexia em seu baú de memórias.

PJ com uma fã / Lluis Miras

PJ com uma fã / Lluis Miras

– Quando entramos no Roxy, lembrei do primeiro show que fizemos, em Belo Horizonte. Era uma casa assim e não estava lotada – contou.

Márcio dedicava-se a “implicar” com a língua dos hermanos:

– A gente se entende. É só pedir uma Cueca-Cuela.

O show correu bem, com Flausino tentando conquistar os argentinos – que de vez em quando mexiam os quadris – e buscando não prestar atenção quando os fãs brasileiros cantavam em português:

– Nossa! Tinha horas que a galera cantava mais alto do que eu e dava medo de confundir a letra – disse Flausino depois do show.

Alexandre Schiavo, Flausino, Rafael e Marco / Christina Fuscaldo

Alexandre Schiavo, Flausino, Rafael e Marco / Christina Fuscaldo

Ao final, os mineiros receberam os executivos Alexandre Schiavo, presidente da Sony Music Brasil, e Rafael Vila, diretor artístico da gravadora na Argentina. São eles que estão tornando possível o sonho do Jota Quest de levar sua música para além da fronteira, assim como fez o Paralamas do Sucesso nos anos 90: a banda de Herbert é reconhecida até hoje no país de Maradona pelo sucesso estrondoso de “Inundados”, versão de “Alagados” em castelhano.

Também brindaram com a banda artistas locais, entre eles Dante Spinetta e Emmanuel Horvilleur, que na década de 90 fizeram muito sucesso sob o nome de Illya Kuriaki and the Valderramas e, também na semana passada, gravaram participação em “Na Moral”, que estará no álbum em espanhol dos brasileiros. Produtor de álbuns dos maiores nomes argentinos (Charly Garcia, Fito Paez, Andres Calamaro etc) e do CD em espanhol do Jota Quest, Mario Breuer acompanhou seus novos pupilos até o final: – Jota Quest é uma banda universal!

“Muchas gracias a todos!! Una noche para estar para siempre en nuestra memoria!! El concierto fue un sueño!! Vamos q vamos “Na Moral”!!”, tuitou Flausino pouco mais de uma hora do fim do show.

* A repórter viajou a convite da Sony Music e do Instituto Nacional de Promoción Turística (Inprotur)

Quer ficar sempre informado do que está rolando no blog? Siga o GarotaFM no Twitter: http://twitter.com/GarotaFM

One thought on “Primeiro show do Jota Quest na Argentina dá a largada para nova fase da banda: plano de carreira inclui um disco em espanhol

  1. OI JOTTA A SE VC VER ESSE ANUNCIO MEU NOME É JESSICA E ADORO CANTAR E QUERIA FAZER UM DOETO COM VC MORO EM PERNAMBUCO FAZ ESSE FAVOR E O MEU SONHO SOU SUPER FANZASSA SUA SEI QUE NÃO TENS TENPO TI ADORO
    ASS;JESSICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>