Discobertas lança CD contendo gravações inéditas de Gilberto Gil

O selo Discobertas lança este mês o CD duplo “Retirante”, no qual estarão reunidas, pela primeira vez, todas as gravações realizadas por Gilberto Gil antes da fama nacional. Desde os discos iniciais de 78 rpm gravados em Salvador, passando pelos compactos da RCA e da Philips, tudo estará historiado cronologicamente no encarte ilustrado de 16 páginas do produto, para dar uma dimensão definitiva na pré-história da carreira deste importante pilar da música popular brasileira. E, com exclusividade, no CD 2, uma obscura e secreta fita demo que Gil gravou, de voz e violão, para uma editora musical em São Paulo em 1966 – e que foi passaporte para seu prestígio inicial como compositor, antes de ter a chance de gravar seu LP de estréia. Além de contar com gravações inéditas de músicas que Gil deu para outros artistas gravarem nos anos 60, este lançamento traz também canções nunca antes ouvidas de Gil – como a faixa título “Retirante”.

 

Este projeto é um privilégio para Discobertas e será de grande interesse para os fãs, colecionadores, historiadores e pesquisadores de MPB. É o capítulo zero que faltava no trabalho do produtor e pesquisador Marcelo Fróes, diretor do selo Discobertas, em torno da obra de Gilberto Gil – iniciado há exatos 15 anos e que rendeu as caixas “Ensaio Geral” (13 CDs, Universal, 1999) e “Palco” (28 CDs, Warner, 2002), além do DVD “São João Vivo!” (Warner, 2006).

(Da assessori de imprensa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>